Após uma primeira temporada de sucesso no ano passado, o Fealq Think & Drink iniciou esta semana um novo ciclo de encontros voltados a coordenadores de projetos conduzidos com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). A retomada do evento, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de diálogo e aproximação para reflexão de temas em torno do ensino, pesquisa, extensão e inovação, foi marcada por um bate-papo com o pró-reitor de Pesquisa da USP, Paulo Alberto Nussenzveig, na última terça-feira, 14. A próxima edição será no dia 9 de maio.
Nussenzveig falou sobre os desafios nas áreas de pesquisa e inovação na Universidade. “A USP é uma potência, com fortíssima atuação em inovação, mas isso não é muito visível. O princípio de governança sintetiza os esforços que estão sendo feitos para alavancar a inovação preservando a essência da universidade”, afirmou.
O professor destacou, ainda, a importância de se fortalecer e propagar o conceito de pesquisa e inovação responsável, para que a sociedade tenha acesso ao conhecimento científico e seus benefícios. Segundo ele, um dos grandes desafios para este ano é criar o Escritório de Integridade e Proteção da Pesquisa, com regras de atuação para pesquisadores e para a Universidade.
FUNDAÇÃO – Durante a abertura do encontro, o professor Fernando Andreote falou em nome da Diretoria da Fealq sobre os trabalhos da Fundação e as expectativas para este ano. “Estamos comprometidos com a melhoria de processos e de pessoas, certos de que cada elo da cadeia é importante, integrando a Fealq no ambiente propício de inovação e de destaque que temos na cidade de Piracicaba, no agronegócio e no momento que o mundo vive”, disse. Andreote foi um dos diretores eleitos para o triênio 2022-2025, juntamente dos professores José Baldin e Nelson Massola (diretor-presidente).