https://fealq.org.br/fundacao-apresenta-programa-social-a-pro-reitoria-de-inclusao-e-pertencimento-da-usp/

Compartilhe:

Fundação apresenta programa social à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP

 

O diretor-presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Nelson Sidnei Massola Júnior, participou na sexta-feira, 10, de reunião na Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo foi realizar uma aproximação com essa nova estrutura da USP, criada em maio para coordenar ações voltadas para as políticas afirmativas e de permanência, agregando-as às atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

 

Acompanhado do prefeito do campus da Esalq/USP, Roberto Arruda de Souza Lima, o professor Nelson Massola apresentou à pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna, uma proposta de programa social a ser gerenciado pela Fundação. “A nossa expectativa é que quatro ações que já contam com o apoio da Fealq possam ser incorporadas à Pró-Reitoria, ganhando força perante a comunidade interna e externa”, afirmou o diretor-presidente da entidade.

 

Intitulado USP Humaniza, o programa engloba o apoio ao Projeto “Saúde Mental – Equilíbro Emocional no Campus Luiz de Queiroz”, que prevê a contratação de psicólogos para atuar na equipe da Divisão de Atendimento à Comunidade-DVATCOM, com o atendimento a alunos de graduação e pós-graduação da Esalq/USP; ao Projeto “Vida Saudável Pós-Covid 19”, na contratação de um fisioterapeuta para atuar na equipe da Unidade Básica de Atendimento à Saúde (UBAS)/Piracicaba, com o atendimento a demandas represadas durante a pandemia, sequelas e sintomas persistentes da Covid, e de patologias crônicas advindas do processo de envelhecimento; além do apoio ao Projeto Equoterapia Esalq/USP, com a contratação de equitador, psicólogo e fisioterapeuta; e à Casa do Produtor Rural (CPRural), que atua na interface entre a universidade e a comunidade rural. 

 

EQUOTERAPIA – Criado em agosto de 2001, o Projeto Equoterapia Esalq/USP já realizou mais de 35 mil atendimentos a pessoas com deficiência física e/ou mental, utilizando o cavalo como instrumento de reabilitação por meio de tratamento terapêutico e educacional complementar.  Sob gestão administrativa dos professores Sila Carneiro da Silva e Gerson Barreto Mourão, ambos do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, e gestão técnica da professora Roberta Ariboni Brandi (Zootecnia da FZEA/USP), a iniciativa é mantida com apoio da Fealq e conta também com auxílio de voluntários, estudantes de graduação de diferentes cursos, além de empresas que patrocinam a ação.  

 

CPRURAL – Criada em junho de 2005, a Casa do Produtor Rural atende produtores, técnicos agropecuários, empreendedores e demais interessados do setor. Já atendeu quase 4 mil demandas, realizou 76 eventos, capacitando mais de 11 mil produtores, além de cursos, vídeos técnicos, publicações, entre outras ações. Desde 2013, atua, em parceria com alunos e docentes da Esalq/USP e o Rotary Club de Piracicaba, no projeto SolidarESA Luiz de Queiroz, com o objetivo de aplicar o conhecimento gerado na universidade em prol da comunidade local. 

 
 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI