https://fealq.org.br/fundamentos-de-drenagem-agricola-ganha-nova-edicao/

Compartilhe:

“Fundamentos de Drenagem Agrícola” ganha nova edição

Com a primeira edição esgotada rapidamente, a obra “Fundamentos de Drenagem Agrícola” acaba de ser relançada pela Editora Fealq, com conteúdo atualizado. Organizada em 11 capítulos no formato de apostila, a publicação traz um grande número de exemplos e exercícios sobre as relações solo-água-planta para serem aplicados junto a alunos dos cursos de agronomia e engenharia agrícola e áreas afins. O material, escrito por professores de diversas universidades com amplo conhecimento no tema, também apresenta um novo critério de drenagem subterrânea.

“A drenagem no contexto da agricultura irrigada deve ser sempre destacada como ferramenta e tecnologia indispensável para o uso adequado dos recursos naturais, mantendo as exigências de conservação e sustentabilidade nos sistemas produtivos. Esta publicação tem como objetivo apresentar os princípios fundamentais da drenagem agrícola, facilitando ao máximo o aprendizado e contribuindo para a formação de profissionais qualificados”, afirma o professor Sérgio Nascimento Duarte, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP, e um dos autores da obra.

A publicação inicia abordando tópicos básicos que formam a visão sistêmica essencial para o manejo do espaço poroso do solo em condições de excesso de água e avança para ferramentas úteis como os modelos computacionais de simulação, passando também pela avaliação econômica, biodrenagem e pelos aspectos ambientais/legais, dentre outros.

Os exemplos de aplicação compartilhados na obra englobam todas as etapas para a elaboração de um sistema de drenagem agrícola, desde sua concepção até sua implantação. “Apresentamos um conjunto de técnicas e práticas que visem retirar o excesso de água e sais do solo, com o objetivo de controlar a aeração e a salinização do solo, garantir trafegabilidade e conservação, e permitir outros benefícios resultantes do controle do lençol freático em áreas agrícolas.”

ATUAL – Segundo Duarte, a obra se destaca por seu conteúdo atualizado. “Existem publicações semelhantes no Brasil, mas muito antigas, de uma época em que os resultados de aplicações de certas técnicas ainda não estavam disponíveis. Além disso, houve uma profunda mudança na legislação ambiental, que foi considerada nesta publicação”, ressalta.

PARA COMPRAR
Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI