Gestão de Projetos

A equipe da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz oferece gestão administrativa, financeira e jurídica para a realização de projetos de pesquisa e extensão. O apoio se inicia na elaboração da minuta de contrato e se estende até a prestação de contas a órgãos de controle.

Por manter Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo, a Fealq oferece a docentes/pesquisadores da USP apoio para a celebração de contratos com quaisquer segmentos da sociedade para a realização de projetos de pesquisa e extensão.

Outras instituições – fora do âmbito USP – também podem ter o apoio gerencial completo da Fealq.

Conheça os nossos serviços
de gerenciamento de projeto

Administração Geral e de Recursos

  • Elaboração dos contratos e discussões de ajustes junto a empresas privadas ou órgão públicos;
  • Assessoria jurídica na gestão de questões trabalhistas e previdenciárias
  • Suporte legal e administrativo para a aquisição, inclusive importação, de produtos e/ou equipamentos necessários ao projeto;
  • Viabilização de contratação de bolsistas para desenvolvimento dos projetos;
  • Relacionamento com clientes e fornecedores quanto a pagamentos e recebimentos;
  • Realização de pagamentos a fornecedores nacionais ou estrangeiros e a prestadores de serviços, autorizados pelo coordenador;
  • Emissão de notas fiscais relacionadas ao projeto;
  • Flexibilidade e agilidade nas movimentações financeiras decorrentes dos projetos:
  • Administração eficaz e transparente dos recursos financeiros provenientes de instituições públicas e privadas;
  • Fornecimento de informações e relatórios sobre o andamento do fluxo de caixa do projeto;
  • Prestação de Contas ao final do processo, conforme exigências da USP e das Instituições Parceiras.

Elaboração de Propostas e Negociação

  • Apoio na elaboração/adequação, submissão e negociação de propostas junto a potenciais instituições parceiras (privadas ou públicas, nacionais ou estrangeiras);
  • Suporte jurídico;
  • Organização e estruturação dos documentos;
  • Revisão do plano de aplicação de recursos (orçamento).

Em breve, o responsável por projeto gerenciado pela Fealq terá acesso ao Portal do Coordenador. Lá, serão disponibilizados detalhes dos contratos e as movimentações financeiras que auxiliam o coordenador a estar atento aos prazos acordados e à execução do orçamento.

Todos os processos e relacionamentos da equipe Fealq atendem à sua Política de Compliance, que exige o cumprimento das normas legais e prevê vigilância contra práticas de corrupção e de qualquer tipo de discriminação.

Passo a passo para abertura de projeto com apoio da Fealq

Para que um projeto seja gerenciado pela Fealq, o responsável pela pesquisa deve apresentar os seguintes documentos:


Plano de Trabalho e demais informações pertinentes ao projeto, para análise e orientações sobre as questões administrativas e financeiras;

Cadastro da Instituição Parceira;

Cadastro do Coordenador.

>> Esses documentos devem ser encaminhados para projetos@fealq.com.br.


A partir da análise dessas informações, a Fealq elabora a Minuta do Contrato e a apresenta à instituição parceira. Após a aprovação, é iniciado o processo de assinaturas por meio do Portal de Assinatura Eletrônica da Fealq (DocuSign).


Cumpridas essas etapas, o projeto será cadastrado no sistema Fealq. Somente após a primeira liberação de recursos financeiros é que o coordenador poderá dar início às contratações e compras necessárias para a execução do projeto.

Quer se tornar um parceiro da FEALQ?

Fale conosco: 19 3417-6617 ou projetos@fealq.org.br