Relacionamentos que Constroem

A Fealq se orgulha de seus colaboradores, parceiros e da sociedade da qual faz parte. Para que o relacionamento com todas as pessoas se efetive com respeito, ética e transparência, a Fundação estabeleceu seu Termo de Compliance – aprovado pelo Conselho Curador em 6 de dezembro de 2019.

Esse documento representa o conjunto de normas de conduta que deverão ser cumpridas por todos os profissionais que atuam na Fundação, nos diferentes níveis hierárquicos, de diretores a funcionários ou prestadores de serviços. Diz respeito a todos aqueles que tiverem acesso a informações, sistemas, métodos, documentos, dentre outras informações, sejam elas orais ou escritas, pertencentes à Fealq ou decorrentes do relacionamento com a Fundação.
Atender à Política de Compliance da Fealq significa desempenhar todas as atividades com:
Torna-se expresso o entendimento de que a Fealq proíbe e não tolera qualquer prática de discriminação, corrupção, suborno, pagamento ou recebimento de propina.
Conheça alguns dos itens do Termo de Compliance da Fealq:

Governança

Uma história de quase meio século só se mantém, se alinhada ao propósito do respeito às diferentes opiniões, à integridade das ações e aos princípios da ética, transparência e aprendizado constante, apoiados na inovação e em olharmos sempre para as oportunidades e a excelência nos serviços prestados.

Anualmente, passamos por auditoria externa junto à Promotoria de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo. Nossas contas passam por exame criterioso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP), atendendo a exigência do Convênio de Cooperação firmado entre a Fundação e a Universidade de São Paulo (USP) em 2018. E, também, pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), em função das atividades junto à nossa filial em Londrina, a Fazenda Figueira. Encerramos 2023 com balanço positivo das nossas atividades financeiras e contábeis, reforçadas pela aprovação das nossas contas em ambos os órgãos.  Nossos Relatórios de Auditoria e Demonstrações Contábeis, bem como os Documentos de Regularidade das Contas junto ao Ministério Público, além de Normas e outros demonstrativos, estão disponíveis para acesso no nosso Portal da Transparência

Somos mais de 148 pessoas em diferentes áreas, norteados por nosso Estatuto e alinhados ao nosso Termo de Compliance.

Estatuto Social

Uma nova versão entrou em vigor em dezembro de 2023, substituindo o último estatuto datado de 2013 com o objetivo de modernizar e adequar a gestão ao ambiente contemporâneo, com vistas ao crescimento da Fundação, tornando-a apta a capturar novas oportunidades.

Entre as principais mudanças promovidas no novo estatuto social, destacam-se a adequação à Lei 13.800/2019 que permite a criação e gestão de fundos patrimoniais pela Fundação, com o objetivo de arrecadar, gerir e destinar doações de pessoas físicas e jurídicas privadas para programas, projetos e demais finalidades de interesse público;

 

Termo de Compliance

Nosso Termo de Compliance, aprovado pelo nosso Conselho Curador, em 6 de dezembro de 2019, formaliza num único documento os princípios de integridade, ética e transparência, que norteiam a Fealq desde a nossa fundação, em 1976.

TRANSPARÊNCIA – Em linha com práticas de transparência, a Fealq se submete periodicamente a auditorias de órgãos públicos e também de empresa independente. Confira documentos e prestações de conta em nosso Portal da Transparência.

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