https://fealq.org.br/guia-inedito-apresenta-plantas-estudadas-pelo-professor-walter-accorsi/

Compartilhe:

Guia inédito apresenta plantas estudadas pelo professor Walter Accorsi

Editada pela Fealq, obra une Botânica e Fitoterapia

 

O legado de mais de 70 anos de Walter Radamés Accorsi nas áreas de Botânica e Fitoterapia, com destaque para informações de plantas pesquisadas e indicadas por ele até então não publicadas, pode ser conferido no livro “Plantas Medicinais – Guia Ilustrado em Homenagem ao professor Walter Accorsi”. De autoria de Lindolpho Capellari Júnior, docente no Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), e da farmacêutica Walterly Moretti Accorsi (in memoriam), a obra foi editada com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

Resultado de um trabalho extenso, de cerca de dez anos, o guia apresenta descrições botânicas e farmacológicas, ricamente ilustradas, de 60 espécies vegetais, incluindo as favoritas de Walter Accorsi, como pau-d’arco, espinheira-santa, ginkgo e guaçatonga, entre outras. A obra contempla, ainda, conceitos técnicos e a biografia do professor, falecido em 2006, aos 93 anos.

Grande parte do conteúdo do livro foi levantado por Capellari em parceria com a filha de Accorsi, Walterly, que faleceu há pouco mais de dois anos. “Viajamos juntos pelo Brasil, fotografando plantas em cultivo ou selvagens, do Cerrado e da Mata Atlântica, e percorremos diversos países da Europa, Ásia, África e do continente americano para conseguir fotos de espécies inexistentes por aqui”, conta Capellari, dando como exemplo a viagem à Tunísia, único país onde, segundo registros bibliográficos, a alcachofra selvagem é encontrada.

O livro também atualiza nomes específicos e de famílias botânicas segundo critérios mais recentes da taxonomia. É o caso do alecrim, que até 2017 tinha como nome específico Rosmarinus officinalis e, de lá pra cá, foi oficializado para Salvia rosmarinus Schleid; e da babosa, que, nos últimos 20 anos, foi incluída na família Aloeaceae, passou para Asphodelaceae, depois para Xanthorrhoeaceae e, agora, pertence novamente à Asphodelaceae.

RECONHECIMENTO
– Segundo Capellari, o objetivo com a publicação foi homenagear e divulgar, ainda que parcialmente, o vasto conhecimento do professor Accorsi no estudo de plantas medicinais e sua utilização na cura de doenças. “Walterly, colega de classe de minha irmã Alice, me procurou após a morte de seu pai para tentar dar continuidade aos trabalhos dele na área de Botânica. Fomos a congressos internacionais juntos, visitamos inúmeras instituições, organizamos uma exposição sobre plantas medicinais na Itália e encerramos nossa parceria com a publicação desta obra”, relembrou.

“É uma responsabilidade imensa compartilhar ensinamentos do Dr. Walter. Ao mesmo tempo, foi bastante prazeroso poder realizar esse trabalho, que contém parte da memória desse grande homem. Desde o início de minha adolescência, foi um norte em minha vida”, completou.


PARA COMPRAR

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

Pular para o conteúdo