Urgel de Almeida Lima

Um dos instituidores da FEALQ,
Atuou como Presidente do Conselho Curador e Diretor da FEALQ
Professor titular do Depto. de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/USP (aposentado)

Contribuições de uma Fundação Dedicada às Ciências Agrárias

No final de dezembro de 1976, foi assinada a escritura de constituição da FUNDAÇÃO DE ESTUDOS AGÁRIOS LUIZ DE QUEIROZ (FEALQ), idealizada pelos Professores Joaquim José de Camargo Engler e Paulo Cidade de Araujo, do Departamento de Economia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), da Universidade de São Paulo. Os subscritores passaram à categoria de Fundadores.

A assinatura concretizou o projeto de seus idealizadores que visaram a criação de uma instituição para apoiar a realização de pesquisas na ESALQ/USP e contribuir para melhorias na Escola.

A Fundação, de direitos privados sem objetivos de lucro, teria facilidades legais para obter recursos de instituições públicas e privadas com rapidez e com mínimo de burocracia e aplicá-los em projetos de pesquisa em instituição pública ou privada, supervisionados por meio de projetos de pesquisa. Os recursos da FEALQ, para sua administração e execução operacional, provêm de uma taxa percentual sobre os projetos.

A FEALQ opera com um mínimo de pessoal e de despesas administrativas. Resultados de taxas sobre projetos, aquisições e doações constituem seu patrimônio que foi consideravelmente acrescido pela herança de uma grande fazenda deixada pela magnanimidade de um ex-aluno da ESALQ/USP, que se concretiza como estação experimental de gado de corte no município de Londrina, no estado do Paraná. Ali se desenvolvem criação, pesquisa e estágios zootécnicos que beneficiam estudantes, pós-graduandos, pós-doutores e pesquisadores da área zootécnica, oriundos não só da ESALQ/USP como de outras universidades e instituições técnicas e científicas.

É importante ressaltar que a FEALQ dispõe de um centro de difusão cultural pelo qual edita livros, anais de eventos e comunicações técnicas e cientificas, atualmente em número próximo de 300 publicações.

Por intermédio desse centro de difusão, a Fundação apoia ou patrocina a realização de eventos técnicos e científicos e a publicação de seus resultados e conclusões. Historicamente, destacam-se os simpósios zootécnicos e sobre turismo rural.

A Fundação assumiu a responsabilidade da publicação da Revista da Agricultura, de caráter multidisciplinar fundada em 1926 e editada desde essa data até o presente, sem interrupção em 90 anos. Durante essa longa e profícua existência, a revista foi tradicionalmente editada sob o comando de seguidos e abnegados Professores da ESALQ/USP, dedicados à comunicação de fatos das ciências agrárias gerados na ESALQ/USP e alhures. Ela foi recente e oficialmente incorporada à FEALQ que lhe dá continuidade editorial.

Os diferentes recursos provenientes dos projetos apoiados pela FEALQ e seu patrimônio permitem viabilizar bolsas de estudo que somam mais de 6.000 presentemente.

As atividades da FEALQ se estendem a todas as áreas da Agronomia e foram bem descritas no livro comemorativo dos seus 40 anos de existência, que podem ser resumidas para dar uma ordem de grandeza e desenvolvidas em âmbito estadual, nacional e internacional.

Essas atividades, muito amplas, condensadas em um texto próprio para uma página de internet podem ser enquadradas como de apoio à pesquisa pessoal, temática, institucional e de orientação profissional nacional e internacional, pois os pesquisadores que são Professores da ESALQ/USP dedicam grande parte de  seu trabalho à orientação de mestres, doutores, pós-doutores do país e do estrangeiro. Também executam pesquisas em colaboração com destacadas instituições internacionais. Em tudo isso, a FEALQ participa como apoiadora e patrocinadora quando solicitada.

As pesquisas se classificam em ciência básica e aplicada, de difusão tecnológica, de alcance social; de gestão e tecnologia.

Dentre as centenas de projetos, destacam-se os que buscam a modernização  de culturas e aumento de produção agrícola e zootécnica, aperfeiçoamento de culturas e práticas zootécnicas, controle regional de determinados produtos, pesquisa e desenvolvimento na área energética com  investigações laboratoriais, de campo e industriais, uso de insumos, fertilizantes, nutrição vegetal e animal, desenvolvimento de tecnologias de aproveitamento de produtos agrozootécnicos, criação de matrizes genéticas, melhoramento genético, manejo de doenças vegetais e animais, combate  biológico de pragas, agricultura de precisão e muitos outros.

Clonagem de árvores exóticas e cultivo de plantas in vitro são temas que se incluem nas pesquisas apoiadas pela FEALQ.

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) é grande beneficiário das atividades de apoio da FEALQ em projetos nacionais e internacionais de grande alcance técnico e científico.

A FEALQ colabora com a incubadora de empresas da ESALQ/USP ao apoiar e intermediar projetos empresariais.

Também são dignos de nota os projetos de alcance social e de desenvolvimento humano. Em seu histórico, estão contribuições importantes para a manutenção de uma creche e de uma escola infantil especializada. No presente, seu Programa de Incentivos contempla alunos de graduação, pós-graduação e também cidadãos sem vínculo com a Universidade, mas com propostas de benefício social. 

Em rápida exposição, a FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz se desenvolveu e cresceu em 43 anos no apoio a pesquisas e deverá continuar em trajetória sem fim a amparar projetos de estudos nos multifacetados aspectos das ciências agrárias.

Urgel de Almeida Lima em abril de 2020

Saiba mais sobre o histórico da FEALQ