https://fealq.org.br/inovacao-empreendedorismo-simposio-destacara-atuacao-do-vale-do-piracicaba/

Compartilhe:

INOVAÇÃO & EMPREENDEDORISMO: Simpósio destacará atuação do Vale do Piracicaba

*Atualizado em 17/11/22


Referência em inovação, o Vale do Piracicaba ou Agtech Valley será destaque em evento gratuito e aberto à toda comunidade no próximo dia 30 de novembro, das 8h às 12h30, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O “Simpósio sobre Inovação e Empreendedorismo no Vale do Piracicaba/Agtech Valley” contará com representantes da academia, governo e empresas privadas que compõem o ecossistema tecnológico para apresentar oportunidades no agronegócio, identificar desafios e definir ações visando promover o empreendedorismo e a inovação locais. A iniciativa da Esalq/USP tem o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e patrocínio do Avance Hub, da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo).


Segundo o professor José Belasque Junior, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP e responsável por coordenar o simpósio, o evento deve contribuir para um melhor entendimento sobre o Vale do Piracicaba – termo cunhado em referência ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, já que a região é considerada polo de inovação tecnológica na agricultura. “Queremos que as pessoas, sejam elas do ambiente acadêmico ou empresarial, compreendam o que é o Agtech Valley, as suas inúmeras iniciativas e se envolvam, fortalecendo o movimento criado em 2016”, destacou.


Protagonistas desse movimento, entre eles a EsalqTec – Incubadora Tecnológica, o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), Parque Tecnológico e a Prefeitura de Piracicaba, abrem o evento, mediados pelo professor da Esalq/USP e presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec, Felipe Pilau. A primeira parte do simpósio terá, ainda, a participação de representantes do AgTech Garage e Avance Hub, referências em hubs de inovação.


O segundo momento da programação debaterá a inovação na prática, com foco no mercado, sendo mediado pelo professor Italo Delalibera, também diretor da Embrapii Biocontroladores de Pragas Agrícolas, e apresentações da Mastera, WBGI e Ideelab, peças-chaves para o desenvolvimento do Vale do Piracicaba. O encerramento ficará por conta do professor e pesquisador da Esalq/USP Ruy Caldas, que também já foi diretor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

 

Clique aqui para obter mais informações e inscrever-se no simpósio.