https://fealq.org.br/joanita-maestri-karoleski-aborda-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel-em-palestra-no-fealq-think-drink/

Compartilhe:

Joanita Maestri Karoleski aborda Inovação e Desenvolvimento Sustentável em palestra no Fealq Think & Drink

Na edição de setembro do Fealq Think & Drink, a convidada Joanita Maestri Karoleski, membro do Conselho de Administração do Fundo JBS pela Amazônia e da Fundação Bunge, trouxe sua visão sobre os desafios e as oportunidades na área de sustentabilidade e inovação. O evento, realizado no último dia 2 de setembro em Piracicaba-SP, reuniu acadêmicos das unidades apoiadas pela Fealq e convidados, reforçando a importância da inovação como tema central nas discussões sobre ensino, pesquisa e extensão ao longo deste ano.

 

Em sua palestra “Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, Joanita abordou a relação da inovação com o desenvolvimento sustentável, os desafios da interface entre o setor privado e a sociedade e como a comunidade acadêmica pode colaborar neste processo.

 

A palestrante compartilhou suas experiências no setor privado, onde liderou empresas de grande porte como a Seara. Em um bate-papo com o público, Joanita destacou a necessidade das empresas incorporarem a sustentabilidade em suas agendas como um fator essencial para a inovação. “O que está me deixando feliz é que vejo que, nas agendas das empresas, a sustentabilidade está entrando como ingrediente para colaborar com a inovação. Então, quando se fala em inovação hoje na empresa, muitas vezes você está falando de temas que já vinham sendo tratados nas cadeias, mas que agora tem um olhar diferente”, disse.

 

Outro ponto levantado por Joanita foi a oportunidade de unir a iniciativa privada com a academia. “Como é que a gente se aproxima? Quando a gente olha para dentro das empresas, a gente não vê como natural essa integração academia e empresa. E a reflexão é como criar esse modelo de forma conjunta e próxima”, questiona.

 

Para a palestrante, as startups ocupam papel de destaque nesse ponto. “Hoje o movimento das startups está gerando uma aproximação”, salienta.

 

Sobre a relação inovação e sustentabilidade, a palestrante também compartilhou sua experiência na liderança do Fundo JBS pela Amazônia, com o projeto voltado ao pequeno produtor, que tem como objetivo o restauro de áreas degradadas e de preservação, e o desafio de começar do zero diante da falta de informações e soluções já testadas. “Começamos alguns trabalhos com as universidades do Amapá, do Amazonas, do Pará e foi uma grata surpresa, porque a gente começou a encontrar respostas e oportunidades.”

 

Para Joanita, a união entre a iniciativa privada e a academia é vista como uma oportunidade interessante nesta relação da inovação e sustentabilidade, porém o desafio está em como acelerar esta aproximação. “Hoje, um dos principais papéis e que gosto de fazer é essa conexão e aproximação com as grandes empresas. O desafio é aumentar essa velocidade e, falando em sustentabilidade é sair do temos que fazer para o como fazer para mexer nessa velocidade.”

 

O evento contou com a participação ativa do público, que contribuiu com perguntas e observações. “A palestra de Joanita no Fealq Think & Drink reforçou a importância da inovação para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de uma colaboração mais estreita entre o setor privado e a academia, um ponto que temos olhado com grande empenho aqui na Fundação e junto aos projetos apoiados, inclusive sob a ótica da Agenda 2030 e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Contar com a experiência  da Joanita nessa intersecção, trazendo seu olhar para o negócio vinculado ao compromisso com a sustentabilidade, forneceram insights valiosos para os participantes, inspirando reflexões e ideias para um futuro mais sustentável”, disse a gerente de Projetos e Relacionamento da Fealq, Paula Arigoni.

 
Pular para o conteúdo