https://fealq.org.br/lancamento-de-cartilha-sobre-agrobiodiversidade-e-alimentacao-saudavel-reune-120-pessoas-na-esalq-usp/

Compartilhe:

Lançamento de cartilha sobre agrobiodiversidade e alimentação saudável reúne 120 pessoas na Esalq/USP

Crédito imagem: Gerhard Waller / Esalq-USP.

O Grupo PET-Ecologia (Programa de Educação Tutorial), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), sob orientação dos professores Carlos Armênio Khatounian e Taitiâny Kárita Bonzanini, lançou na manhã do último dia 7 de julho a versão impressa da “Cartilha Agrobiodiversidade Alimentar: Comer Bem para Viver Melhor”. O evento de lançamento aconteceu na Biblioteca Central da universidade e reuniu cerca de 120 pessoas, entre membros da academia, autoridades locais e a comunidade.

Editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), o material aborda de maneira simples e didática o tema agrobiodiversidade e a relação com uma alimentação saudável. Apresenta, em 12 capítulos, conteúdos que relacionam a culinária e o consumo, com informações sobre produção, comercialização, abastecimento e agricultura familiar.

Durante a abertura, o presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, professor Iran José Oliveira da Silva, descreveu a iniciativa como um marco. “Este é um momento único, em que o mundo discute a fome e a descoberta de novas fontes alimentares. Em nome da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, que financiou parte deste projeto, quero parabenizar todos os participantes deste trabalho, em especial o Grupo PET, nas vertentes do professor Armênio e da professora Taitiany, que conduziram muito bem este exemplar de cartilha, a qual expressa o verdadeiro papel da extensão universitária, de levar o conhecimento para as fontes externas da universidade, ou seja, para a população.”

Também presente no lançamento, a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, ressaltou a parceria com a Esalq em programas como o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Nós temos muitos programas que conversam diretamente e precisamos dos dados da academia e da extensão. Coloco o meu agradecimento, satisfação e alegria e o convite para que a gente possa fortalecer nossos trabalhos e seguirmos juntos nessa caminhada.”

A professora Taitiany agradeceu e evidenciou o trabalho dos estudantes. “É uma alegria o dia de hoje, mas mais feliz ainda é ver os alunos sendo protagonistas desse processo. Eu tive o prazer de coordenar o Grupo PET e eu quero agradecer essa oportunidade. Que essa seja a primeira de muitas obras que vocês possam produzir.”

O professor Armênio disse ter tido uma “surpresa muito agradável” com a repercussão da cartilha. Discorreu, ainda, sobre a alimentação do passado e de hoje, relacionando com o ambiente e problemas como degradação, poluição e distribuição desigual.

PESQUISA – A “Cartilha Agrobiodiversidade Alimentar: Comer Bem para Viver Melhor” é resultado de levantamentos realizados pelo Grupo PET-Ecologia ao longo de 2021, incluindo uma pesquisa com a comunidade esalqueana (alunos, professores e funcionários) sobre hábitos alimentares. O PET-Ecologia é formado por estudantes universitários e está vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Após uma primeira versão da cartilha publicada no formato online em 2021, houve uma revisão e ampliação do material, com informações contextualizadas sobre as raízes culinárias do Brasil, dados da pesquisa sobre hábitos alimentares, entre outros acréscimos. Esta edição recebeu, ainda, apoio financeiro por meio do 7º Edital Santander/USP/FUSP de fomento às iniciativas de cultura e extensão.

PARA BAIXAR
A cartilha também se encontra disponível para download gratuito no site da Fealq, clicando aqui.

 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI