https://fealq.org.br/livro-aborda-controle-biologico-com-parasitoides-e-predadores-na-agricultura-brasileira/

Compartilhe:

Livro aborda controle biológico com parasitoides e predadores na agricultura brasileira

* atualizado em 02/09/21

Um dos temas mais discutidos na agricultura mundial, em linha com a busca por soluções sustentáveis, o controle biológico ganha uma nova e atualizada referência na literatura. Publicado com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), o livro “Controle Biológico com Parasitoides e Predadores na Agricultura Brasileira” reúne os principais casos de sucesso obtidos nos últimos anos com macro-organismos em diversas culturas e potenciais agentes de biocontrole.


Editado pelos professores José Roberto Postali Parra (Esalq/USP), Dori Edson Nava (Embrapa), Regiane Cristina de Oliveira (FCA/Unesp), Alexandre de Sene Pinto (Centro Universitario Moura Lacerda) e Alexandre José Ferreira Diniz (Esalq/USP), o livro conta com a participação de 45 profissionais entre pesquisadores, professores e técnicos especialistas no tema. Ao longo de 21 capítulos, são abordadas desde informações básicas, como taxonomia, até assuntos aplicados, como a transferência de tecnologia aos agricultores.


Segundo Parra, graças à profissionalização e a tecnologias desenvolvidas nos últimos 40 anos, o Brasil conquistou posição de destaque no controle biológico – fenômeno natural que consiste na regulação das espécies do ecossistema por meio dos inimigos naturais. “Enquanto no mundo, a utilização de controle biológico aumenta na ordem de 10% a 15% ao ano, no Brasil, esse avanço pode chegar ao dobro”, ressalta o professor, que é considerado um dos maiores especialistas em controle biológico do mundo e um dos estudiosos em manejo integrado de pragas (MIP) no País. 


O principal desafio, conforme aponta Parra, é desenvolver um modelo de controle biológico para regiões tropicais, assunto abordado no livro. “O Brasil é líder em agricultura tropical e tem tudo para se tornar líder também em controle biológico para regiões tropicais. Eu diria que nós estamos quase na plenitude de atingir esse objetivo”, afirma. Segundo o professor, os maiores entraves estão relacionados à disponibilidade de agentes de controle biológico, à legislação, aspectos culturais, com mitos a serem derrubados, entre outros.



LANÇAMENTO – O livro, que contou ainda com o incentivo de projeto desenvolvido entre a Esalq/USP, a Koppert (empresa holandesa de proteção biológica de culturas) e SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control), foi lançado no dia 24 de agosto, durante live (Controle Biológico no Brasil e suas Perspectivas). Clique aqui para assistir a gravação do encontro. 


O encontro foi mediado pela vice-diretora do SPARCBio, Renata Morelli, com apresentações dos professores José Roberto Postali Parra e Regiane Cristina de Oliveira.



PARA COMPRAR

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz ou clique aquiOu, ainda, entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.