https://fealq.org.br/livro-apresenta-aspectos-gerais-e-especificos-das-principais-especies-de-acaros-praga-associadas-as-culturas-agricolas-no-brasil/

Compartilhe:

Livro apresenta aspectos gerais e específicos das principais espécies de ácaros-praga associadas às culturas agrícolas no Brasil

Lançado pela Editora Fealq, obra traz informações atualizadas sobre o reconhecimento, expectativa de danos e medidas de controle dos ácaros 

Com o propósito de se tornar um manual de referência para profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, o livro “Manual de Acarologia: Acarologia Básica e Ácaros de Plantas Cultivadas no Brasil” escrito pelos professores do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Gilberto José de Moraes, Raphael de Campos Castilho e Carlos Holger Wenzel Flechtmann, apresenta informações básicas sobre a morfologia, biologia e ecologia dos ácaros. Trazendo ainda contribuição no reconhecimento dos ácaros de importância agrícola presentes no país, por suas características morfológicas, seu comportamento e os sintomas de ataque às plantas (no caso dos ácaros fitófagos), facilitando as ações de controle.

Lançado pela Editora Fealq, o livro está disponível para venda em seu formato físico e, em breve estará disponível em formato e-book e comercializado nas principais plataformas digitais como, Amazon, Apple, Google Play, Kobo, Ubook e Barnes&Noble. 

Com a primeira edição publicada em 2008, a obra aborda os novos problemas relacionados ao controle dos ácaros que atacam plantas cultivadas e novas espécies de ácaros pragas encontradas no país, destacando-se o ácaro de erinose da lichia e o ácaro vermelho das palmeiras, além de várias outras espécies. Com isso, também houve atualizações das chaves para a identificação dos gêneros de ácaros que ocorrem no Brasil, com as devidas complementações.

“Essa é a única obra desta natureza atualmente disponível no Brasil. Contém uma primeira parte dedicada ao conhecimento geral sobre a taxonomia, biologia e ecologia dos ácaros, e uma segunda parte relacionada à determinação das espécies que atacam cada tipo de planta cultivada e informações básicas para seu controle”, destaca Gilberto José de Moraes, um dos autores.


PARA COMPRAR


Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

S
OBRE OS AUTORES


Gilberto José de Moraes – Engenheiro Agrônomo graduado pela Esalq/USP, começou sua carreira como Pesquisador da Embrapa em 1976. Concluiu Mestrado e Doutorado em Entomologia na University of California (EUA), sob orientação do Prof. James McMurtry. Participou de projeto internacional para o controle biológico de um importante ácaro praga em lavouras de mandioca na África. Ingressou como Docente e Pesquisador na Esalq/USP em 1996, atuando principalmente junto ao Departamento de Entomologia e Acarologia. Em toda sua trajetória, tem publicado centenas de trabalhos científicos, especialmente do grupo Mesostigmata.


Raphael de Campos Castilho – Professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP, é Engenheiro Agrônomo graduado pela Unesp, campus Jaboticabal, onde também concluiu seu Mestrado em Entomologia. Com Doutorado e Pós-doutorado feitos na Esalq/USP, concluiu Doutorado-Sanduíche na University of Amesterdam (Holanda). Em 2014 iniciou sua carreira como Docente e Pesquisador na Unesp, câmpus Jaboticabal, transferindo-se para a Esalq/USP em 2020.Tem desenvolvido e publicado relevantes trabalhos em Entomologia e Acarologia, especialmente em áreas de Taxonomia e Controle Biológico com o uso de ácaros predadores.


Carlos Holger Wenzel Flechtmann – Graduado pela Esalq/USP, obteve Doutorado na mesma universidade em 1967. Fez pós-doutorado na University of Georgia (EUA), em 1969-1970, e na University of California (EUA), em 1991-1992. Participou de treinamento na Ohio State University, por intermédio do Acarology Summer Program, em Acarologia Geral, Agricultura e Médico-Veterinária. Iniciou suas atividades como Professor e Pesquisador da Esalq/USP em 1966, atuando em diversos temas, com maior especialização e atuação na área de Acarologia, junto ao Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP. Autor de centenas de artigos científicos e obras sobre ácaros, especialmente do grupo Prostigmata. É membro da Academia Brasileira de Ciências.