https://fealq.org.br/livro-de-estatistica-experimental-ganha-reimpressao/

Compartilhe:

Livro de estatística experimental ganha reimpressão

Clássico da área das ciências agrárias, o livro Curso de Estatística Experimental, de Frederico Pimentel-Gomes, acaba de ser reimpresso pela Editora Fealq. A obra, lançada em 1960, chegou à 15ª edição em 2009, com revisões e atualizações. Somando 393 páginas em 21 capítulos, é um dos livros da área mais utilizados nas universidades brasileiras, principalmente para cursos associados à experimentação agrícola.

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

PIONEIRO – Frederico Pimentel-Gomes foi o primeiro a aplicar estatística à Lei de Mitscherlich, que indica a resposta das plantas aos adubos, tendo trabalhado, inclusive, com um colaborador do próprio Mitscherlich na Alemanha, como professor visitante. Nos Estados Unidos, utilizou a primeira prova de aplicação correta da análise da variância à regressão não-linear nos parâmetros, em trabalho inédito e até hoje referido como pioneiro nessa área.


Nascido em Piracicaba (SP), em 19 de dezembro de 1921, o professor Frederico, Catedrático de Matemática e Estatística da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), faleceu em 24 de novembro de 2004. Graduado em engenharia agronômica pela Esalq/USP, livre docente de matemática e doutor em agronomia, Pimentel teve destacada atuação na Esalq, recebendo uma série de honrarias, entre elas a Medalha Marechal Rondon (1965) e a Medalha do Mérito Científico e Tecnológico (2001).


Também ocupou cargos de direção em diversas instituições, como no Departamento de Promoção Agropecuária do Ministério da Agricultura (1965), além de ter sido diretor da Revista de Agricultura (1968-2004), uma das mais antigas no meio científico brasileiro e editada pela Fealq.