https://fealq.org.br/livro-retrata-evolucao-desafios-e-perspectivas-da-aguardente-de-cana-de-acucar/

Compartilhe:

Livro retrata evolução, desafios e perspectivas da aguardente de cana-de-açúcar

Referência em processos fermentativos de destilados, o engenheiro agrônomo e professor Urgel de Almeida Lima lança o livro “Aguardente de Cana-de-Açúcar”. A obra, publicada pela Editora Fealq, retrata os principais processos que envolvem a fabricação de aguardente de cana-de-açúcar, sua evolução e desafios. Atualiza pontos centrais debatidos na edição de 1999 de “Aguardente – Fabricação em Pequenas Destilarias” – escrito pelo mesmo autor –, além de agregar temas relevantes para o futuro da produção desta bebida em uma perspectiva de médio e longo prazos. O lançamento oficial acontece no próximo dia 29 de junho, às 9h30, na Bibilioteca Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em evento aberto ao público.

Segundo Lima, o livro foi produzido para ser didático e servir de orientação a produtores, estudantes e pesquisadores da área. Inicialmente planejado para ser uma segunda edição do anterior, seguiu com resultados de pesquisas com colaboradores, nas quais o autor atuou como consultor, e de observações pessoais registradas ao longo de mais de sete décadas de laboratório, ensino universitário e trabalho em chão de fábricas de aguardente de cana.

“Nas últimas duas décadas ocorreram muitas reuniões técnicas de caráter regional, nacional e internacional, para difusão de conhecimentos nas áreas de alimentos e bebidas fermentadas e destiladas. Os resultados das discussões estão neste livro”, afirma.

Organizada em dez capítulos, a obra começa apresentando aspectos históricos e de contextualização, seguidos do detalhamento de cada etapa do processo de fabricação, como a descrição da matéria-prima, extração e preparação do caldo, aspectos sobre fermentação alcoólica, destilação, armazenamento e envelhecimento.

Genuinamente brasileira, a cachaça constitui um marco importante na formação cultural do país desde o seu descobrimento em 1500. Fabricada inicialmente em pequenas destilarias (engenhos), a sua forma de produção passou por um grande processo evolutivo industrial a partir de meados do século XX.

Dentre as questões abordadas no livro, está o uso da madeira de eucalipto na fabricação de toneis para a conserva de cachaça, solução relevante, segundo o autor, frente à atual carência de madeiras nobres. Ao longo da publicação, Lima sugere, ainda, linhas de pesquisas a serem exploradas, destacando a área microbiológica referente à fermentação.

PARA COMPRAR

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

Urgel de Almeida Lima
Engenheiro Agrônomo pela Esalq/USP (1951) e professor titular do Depto. de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/USP (aposentado). Especializou-se em Tecnologia do Álcool na Écoles Nationale des Industries Agricoles et Alimentaires, na França, e em Fermentação Industrial no Departamento de Fermentaciones Industrialies do Patronato Juan de la Cierva, na Espanha. Foi professor de Tecnologia de Fermentações na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, entre 1971-2000. Durante todo o seu período profissional atuou como consultor técnico-científico nacional e internacional em questões ligadas aos processos de fermentação alcoólica. É também um dos instituidores da Fealq, tendo atuado como Presidente do Conselho Curador e Diretor da Fundação. Pela Editora Fealq lançou diversas obras, entre as quais: Aguardente – Fabricação em Pequenas Destilarias (1999), Agroindustrialização de Frutas (3ª edição – 2018) e Engenheiros Agrônomos e Alimentos: Reflexões sobre uma Profissão Permanentemente Atual (2021).

 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI