https://fealq.org.br/mensagem-do-diretor-presidente-prof-jose-baldin-pinheiro-com-balanco-semestral/

Compartilhe:

Mensagem do Diretor-presidente, Prof. José Baldin Pinheiro, com balanço Semestral

Gerimos Pesquisa, Inovação e Extensão apoiados nos pilares das Pessoas, do Relacionamento, da Governança e da Infraestrutura que dispomos

Sustentamos nossas atividades sob quatro pilares: Capital Intelectual e Relacional, Governança e Estrutura.

 

São eles que direcionam nossas ações nesse quase meio século de história e que ano a ano  consolidam nossa trajetória, nos permitindo externar com convicção a maturidade conquistada até aqui.

 

É essa maturidade que autossustenta nosso crescimento, permitindo retornos importantes à comunidade acadêmica e sociedade, nos recursos transferidos à USP, bem como pelo nosso Programa de Apoios e na estrutura interna solidificada e pronta para receber os clientes que estão chegando e os que estão por vir.

 

Após acompanhar conquistas crescentes como diretor na última gestão, o que inclui avaliação máxima ao atendimento reconhecida por 90% dos respondentes em 2024, venho com orgulho anunciar motivos a comemorar nesses meus primeiros seis meses como diretor-presidente, o que, a meu ver, repercutem diretamente a confiança depositada em nossa história, tradição e integridade.

 

Já nesse primeiro semestre, registramos 31 projetos a mais na comparação com o mesmo período de 2024, representando um crescimento de 28% em projetos em andamento.

 

Paralelamente, assumimos com a Fapesp compromissos importantes em próximos passos para gestão de projetos de pesquisa, assim como nossa participação no 4º Encontro de Fundações de Apoio do Sudeste (Enfasud) reforçou nossa expressividade e relacionamento no segmento.

 

Nesse primeiro semestre, ainda, tivemos a posse dos novos conselhos Curador e Fiscal, em formato inédito e inovador, junto à realização da primeira edição do ano do nosso Fealq Think&Drink; Celebramos os 25 anos da Fazenda Figueira com Simpósio sobre Pecuária de Corte, com dia de campo na sede da nossa filial em Londrina, que segue se destacando no desenvolvimento de tecnologia para inseminação artificial na pecuária.

 

No quesito Editora,  ganhos relevantes com o nosso Conselho Editorial reconduzido por mais 2 anos e meio e com a retomada do nome da nossa revista científica para Revista da Agricultura, iniciando uma nova fase gráfica com foco na história e tradição de quase um século.

 

O relacionamento com coordenadores e clientes no sentido da escuta e de melhorias contínuas seguiu norteando nossas ações, citando aqui a reunião realizada com o Comitê de Clientes da Fundação, para debater temas estratégicos e apresentar os resultados do nosso Relatório Anual de 2024.

 

Fortalecemos nosso vínculo com a Esalq abrindo o ano com encontro de relacionamento sobre novos projetos para 2025 e apresentação da nova diretoria da Fundação, que culminou em evento de interação em junho último e no fortalecimento do nosso compromisso com a Adealq em programa de permanência estudantil.

 

A responsabilidade com as contas e a situação tributária da Fundação também merecem a menção aqui, a citar a visita da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Piracicaba, Thais Fornicola, a Fealq em junho, quando tivemos a oportunidade de  apresentar com maior profundidade as atividades e serviços oferecidos pela Fundação e discutir a situação tributária municipal da Fealq, no sentido de caminhos para o reconhecimento definitivo da imunidade da Fundação junto ao município.

 

Ainda falando em Governança, a destacar o nosso compromisso e reconhecimento na prestação de contas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas estaduais, à Universidade de São Paulo (USP) e pela auditoria externa contratada. No final de maio deste ano, a Fealq concluiu a entrega de documentos ao TCE-SP referente à prestação de contas de 2024, com detalhes dos projetos em relação às receitas, custos e despesas, além dos documentos institucionais como as demonstrações contábeis, acompanhadas das notas explicativas com o parecer dos auditores independentes e o Relatório de Atividades de 2024. Em junho, concluímos as entregas ao Ministério Público de Piracicaba, Londrina e Pirassununga.

 

A normatização das nossas atividades segue acompanhada, ainda, pelo Comitê de Controles Internos, que se reúne com frequência, monitorando e verificando a conformidade dos processos internos com as leis e regulamentos aos quais a nossa Fundação é subordinada.

 

Como entidade de direito privado, sem fins lucrativos, comprometida com a gestão administrativa e financeira dos projetos desenvolvidos entre membros de universidades e instituições públicas e privadas, temos como premissa trafegar com integridade nesse ambiente, gerando valor aos nossos parceiros e clientes.

 

Trazemos na nossa essência e carregamos Apoio em nosso nome, não por acaso. Essa é a nossa vocação em 48 anos de reconhecimento pela Universidade de São Paulo – USP e no suporte jurídico, administrativo, financeiro e trabalhista que prestamos a docentes, coordenadores, graduandos, instituições e empresas para a realização de projetos de pesquisas, inovação, eventos, especializações e cursos.

 

Por trás de todo esse enredo, temos as peças-chave para qualquer relação: as pessoas e, junto às pessoas, que compõem a Fealq e as que são atendidas pela Fealq, temos o cuidado, no sentido da segurança, confiança, respeito e conformidade com os quais interagimos e aplicamos nosso propósito de assegurar que a pesquisa e o conhecimento fomentado no ambiente acadêmico se conectem ao mundo.

 

Fazemos juntos, porque todo trabalho funciona melhor assim. E com transparência, atenção e conhecimento às normas e regulamentos, compomos as camadas de atenção e preparo técnico necessárias para trazer às pessoas e empresas atendidas a segurança e a facilitação para executarem seus projetos.

 

É fato que todas as etapas e atividades geridas e administradas pela nossa Fundação estão comprometidas em trazer ao coordenador, o conforto da segurança associado à agilidade necessária e possível de ser aplicada para garantir que todas as etapas regulamentares estejam cumpridas.

 

Para isso, em cada etapa, do atendimento inicial à conclusão de cada projeto, contamos com profissionais treinados e nutridos de toda assistência. Nossas lideranças são preparadas para coordenar suas equipes, apoiadas em encontros periódicos de desenvolvimento humano e interpessoal.

 

Seguimos fazendo junto e entusiasmado com os próximos meses que estão por vir e abarcarão os 50 anos da Fealq.

Pular para o conteúdo