Foto: A vice-reitora Liedi Légi Bariani Bernucci e o reitor Aluisio Augusto Cotrim Segurado – por Cecília Bastos/USP Imagens
Em cerimônia realizada no último dia 23 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, o novo reitor e a nova vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Liedi Légi Bariani Bernucci, tomaram posse para o mandato de quatro anos (2026-2030). Eles foram os mais votados em eleição interna e nomeados pelo governador Tarcísio de Freitas para a reitoria da universidade.
“Propomo-nos, professora Liedi e eu, enfrentar com determinação os novos desafios que se apresentam. Identificamos como prioridades garantir e consolidar a autonomia universitária, fortalecer a convivência democrática e incorporar, de forma crítica e responsável, as tecnologias digitais disruptivas de inteligência artificial às atividades acadêmicas e de gestão”, afirmou Segurado na cerimônia de posse.
Segundo o novo reitor, a gestão terá quatro eixos norteadores: a valorização e reconhecimento das pessoas que compõem a comunidade uspiana; a garantia da excelência acadêmica no exercício de nossas atividades-fim – ensino, pesquisa, inovação, cultura e extensão universitária; o fortalecimento da relação USP – sociedade e sua contribuição efetiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas; e a otimização de processos de gestão acadêmica e administrativa.
Conveniada à USP desde 2012, a Fealq mantém Acordo de Cooperação com a universidade e está habilitada para realizar a gestão administrativa e financeira de projetos/programas de ensino, pesquisa, inovação, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
Sobre os novos reitores
Aluisio Augusto Cotrim Segurado, 68 anos, formou-se na Faculdade de Medicina (FM) da USP em 1980, onde também obteve os títulos de Mestre (1991), Doutor (1994) e Livre-Docente (2001) em Doenças Infecciosas e Parasitárias. É professor titular da FM desde 2012, com trajetória científica marcada pela pesquisa em doenças infecciosas e determinantes sociais da saúde. Teve atuação expressiva no enfrentamento da epidemia de HIV no Brasil, conciliando assistência, pesquisa e formação de profissionais.
Liedi Légi Bariani Bernucci, 67 anos, é engenheira formada (1981) pela Escola Politécnica (Poli), onde concluiu mestrado (1985) e doutorado (1995) após estágio na ETH Zurich, instituição de referência internacional nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia. Desde 1986 integra o corpo docente da Poli, tornando-se professora titular em 2006, com trajetória acadêmica dedicada às áreas de pavimentação, solos tropicais, infraestrutura de transportes e inovação tecnológica.
Reconhecimento no ranking do THE World University Ranking by Subjects 2026
A USP está entre as 100 melhores universidades do mundo em quatro áreas do conhecimento, segundo o ranking THE World University Rankings by Subject 2026, divulgado no último dia 20 de janeiro pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).
O THE Ranking by Subject classifica as universidades em 11 áreas do conhecimento e a USP ficou entre as 100 melhores do mundo nas áreas de Direito (52ª posição), Educação (61ª posição), Medicina e Saúde (81ª posição) e Artes e Humanidades (96ª posição).
Fonte: Jornal da USP