https://fealq.org.br/obra-retrata-a-biodiversidade-alimentar-e-a-interacao-com-a-agua-e-a-floresta-de-ribeirinhos-do-rio-negro-na-amazonia/

Compartilhe:

Obra retrata a biodiversidade alimentar e a interação com a água e a floresta de ribeirinhos do Rio Negro, na Amazônia

Lançada em formato digital pela Editora Fealq, o livro traz os resultados de um importante estudo desenvolvido por pesquisadores de diversas instituições universitárias do País junto a comunidades ribeirinhas amazônicas.

O Reunindo alguns dos principais resultados do projeto “Ecologia Alimentar em rios da Amazônia: avaliação temporal e espacial”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pela pesquisadora Alpina Begossi (em memória), o livro digital “Ribeirinhos do Rio Negro – Passado e Presente da Interação com as Águas e Floresta” apresenta uma visão ímpar e abrangente do sistema socioecológico do Rio Negro, envolvendo a pesca artesanal, os ribeirinhos e a biodiversidade local (peixes, plantas e mamíferos). O material foi editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e está disponível para download gratuito, clicando aqui.

 

Com capítulos escritos por integrantes do projeto, oriundos de diversas universidades e institutos de pesquisas do Brasil, a obra tem como editores de seu conteúdo a pesquisadora Alpina Begossi, à época vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (Nepa), da Unicamp, e o professor Renato Azevedo Matias Silvano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

O livro traz os amplos resultados obtidos através de metodologias diversas, incluindo entrevistas individuais com 106 pescadores de nove comunidades ao longo do Rio Negro, monitoramento da pesca, coletas de peixes, estudos da dieta, coleta de plantas e observação de mamíferos aquáticos.

 

A obra inicia com a descrição da história da região do Rio Negro, analisa a segurança alimentar das populações de forma mais abrangente e a importância da biodiversidade da floresta, sua interação com os animais (peixes) e os saberes locais dos ribeirinhos sobre essa interação. Aborda ainda sobre as possíveis mudanças climáticas observadas pelos ribeirinhos, incluindo mudanças no nível do Rio Negro em épocas de seca e cheia e alterações na época de frutificação das árvores. No final, aborda também as observações e interações dos ribeirinhos com espécies de mamíferos aquáticos amazônicos em várias regiões do Rio Negro.

 

PARA BAIXAR

O livro está disponível no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). Para baixar, clique aqui. 

 

SOBRE OS EDITORES DA OBRA

 

Alpina Begossi – Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Mestrado em Ecologia pela Unicamp e Doutorado em Ecology pela University of California, Davis. Realizou pesquisas de Pós-Doutorado (FAPESP) em Etnobotânica com R. E. Schultes (Harvard, Ethnobotany/Herbaria) e em Economia Ecológica (CNPq) com P. May (CPDA, UFRRJ). Foi diretora executiva do Fisheries and Food Institute (FIFO) entre os anos de 2006 e 2014 e de 2018 e 2022, instituição a qual foi uma das fundadoras. Também foi co-fundadora do CAPESCA (Laboratório de Capacitação de Pescadores Artesanais) em 2006 (PREAC/UNICAMP) e Presidente da Society for Human Ecology (SHE) no período entre 2006 e 2007. Considerada pela Journal Plos Biology uma das 100 mil cientistas mais influentes do mundo e uma das 600 do Brasil em 2020. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA)da Unicamp, entre os anos de 2017 e 2020. Publicou 30 capítulos de livros e 10 livros, tendo recebido o Book Award “Gerald Young” (SHE) em 2011 pelo livro Current Trends in Human Ecology (Lopes e Begossi, Eds, Cambridge Scholars Publishing). Orientou 50 alunos e coordenou 25 projetos de pesquisa. Faleceu em 08 de fevereiro 2023, aos 64 anos.

 

Renato Azevedo Matias Silvano – Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu Mestrado e Doutorado em Ecologia na Unicamp, onde também finalizou seu primeiro Pós-Doutorado, sendo orientado pela Profa. Alpina Begossi. Fez também pós-doutorado pela University of Queensland, Austrália e atuou como pesquisador visitante na University of Queensland, no Canadá. Tem livros publicados sobre peixes e ribeirinhos da Amazônia Brasileira, com experiência em temas ligados à área de Ecologia, com ênfase em Etnoecologia, e assuntos como pesca artesanal, uso de recursos naturais, etnoictiologia e ecologia humana.