https://fealq.org.br/outubro-rosa-pet-fzea-usp-promove-evento-para-alertar-sobre-prevencao-do-cancer-de-mama-em-cadelas-e-gatas/

Compartilhe:

Outubro Rosa Pet: FZEA/USP promove evento para alertar sobre prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Laboratório de Imaginologia Veterinária da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), de Pirassununga (SP), promove no próximo dia 22 de outubro, evento gratuito para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença em cadelas e gatas. O encontro acontece das 8h às 11h, no Hospital Veterinário (UDCH), que é gerenciado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).


O responsável pelo projeto de extensão deste evento, professor Marcus Antônio Rossi Feliciano, do Departamento de Medicina Veterinária da FZEA/USP, explica que a iniciativa está ligada à campanha nacional Outubro Rosa. “O câncer de mama é também uma grande preocupação no mundo animal, e o nosso objetivo com o encontro é prestar esclarecimentos sobre a doença, além de orientar os tutores sobre os meios e caminhos de prevenção. Temos uma incidência muito grande de tumores mamários malignos, de cerca de 80% no Brasil, e quanto mais rápido conseguimos realizar o diagnóstico, melhor o tratamento e o controle da doença”, explica.


Com a condução de docentes e alunos, os pets serão avaliados por meio de exame físico e, quando necessário, ultrassonografia mamária para identificação de nódulos.


Segundo Marcus, a melhor forma de prevenção é a castração precoce dos animais. Ele reforça, ainda, a importância de acompanhamento veterinário periódico, como forma de detectar a doença o mais rapidamente possível.


COMO PARTICIPAR –
Para participar da Campanha Outubro Rosa da FZEA/USP não é necessária inscrição prévia, apenas o comparecimento ao Hospital Veterinário (rua Duque de Caxias, 225 – Jardim Elite, Pirassununga), dia 22/10, das 8h às 11h.