https://fealq.org.br/parceria-amplia-numero-de-pessoas-atendidas-pela-equoterapia-da-esalq-usp/

Compartilhe:

Parceria amplia número de pessoas atendidas pela Equoterapia da Esalq/USP

A partir do dia 1º de março, o Projeto Equoterapia da Esalq/USP realizará atendimentos gratuitos duas vezes por semana, ampliando o número de pessoas beneficiadas de 12 para 24. O aumento foi possível graças à parceria com a Fazenda Figueira, unidade da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) em Londrina (PR).

Os atendimentos, que antes aconteciam somente às quintas-feiras, agora também ocorrerão às quartas-feiras nas dependências do Setor de Equinocultura do Departamento de Zootecnia da Esalq, campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba (SP).

“A Fazenda fornecerá os recursos necessários para o segundo dia de atendimento do projeto ao longo deste ano, o que permitirá englobarmos praticamente todos os selecionados no último processo e dobrarmos a capacidade atendida”, explicou o gerente administrativo da Equoterapia Esalq/USP, o professor Sila Carneiro. Em janeiro, foi divulgada lista com a classificação com 15 novos praticantes para a fila de espera de 2023, conforme edital publicado no fim do ano passado.

Criado em 2001, o projeto tem como objetivo oferecer tratamento terapêutico e educacional, utilizando o cavalo como instrumento de reabilitação, a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com diagnóstico de deficiências físicas e/ou mentais. Também conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, equitação, engenharia agronômica e zootecnia. Em 21 anos, já foram realizados cerca de 37 mil atendimentos.

FAZENDA – O engenheiro agrônomo e administrador da Fazenda Figueira, José Renato Gonçalves, destacou que a parceria reforça o objetivo de sustentabilidade da unidade, visando atender demandas financeiras, ambientais e sociais. “Nós ficamos muito felizes em poder colaborar com a manutenção da terapia com equinos, que ajuda muitas pessoas com necessidades especiais. Essa parceria é uma forma de contribuir com ações sociais ligadas à cadeia de produção agropecuária”, disse, ressaltando que a disponibilização dos recursos necessários só foi possível devido ao foco em melhorias na eficiência produtiva e financeira das atividades da Fazenda, gerando recursos para atender, além do custeio e investimentos da propriedade, outras ações como a realizada com a Equoterapia.

Além do apoio da Fealq, o Projeto Equoterapia da Esalq/USP conta também com auxílio de voluntários, entre eles estudantes de graduação de diferentes cursos, além de empresas que patrocinam a ação.

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI