https://fealq.org.br/portal-luiz-de-queiroz-e-apresentado-a-fiesp/

Compartilhe:

Portal Luiz de Queiroz é apresentado à Fiesp

Representantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) participaram, no último dia 3 de abril, de reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo. Um dos objetivos foi apresentar o projeto Portal Luiz de Queiroz, plataforma que reúne documentos inéditos da Instituição de ensino, desde a sua criação, em 1901, até a consolidação como uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo, em 1934. O Portal conta com parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e apoio da Adealq, a Associação do ex-alunos da Esalq.

Na abertura, a professora Thais Vieira fez uma apresentação pessoal como nova diretora da Esalq/USP e falou sobre as prioridades dessa gestão para os próximos quatro anos, o que inclui a intensificação das parcerias com os setores externos, entre eles o setor privado. “É válido todo esforço que tenha como finalidade o crescimento da agricultura. Nesse sentido, a Esalq está à disposição de colocar em prática projetos realizados em colaboração e que incluam desde produtores de insumos até máquinas, chegando ao consumidor final”, disse Thais, destacando o fato de termos acesso a alimentos de qualidade. “Essa é a imagem real da agricultura no País e por isso precisamos valorizar um setor que trabalha com respeito ao ambiente, seguindo preceitos da sustentabilidade social e ambiental.”

Idealizadores do Portal Luiz de Queiroz, Marcos Fogagnoli e Paulo José Keffer Franco Neto, mais conhecido como Pazé, falaram sobre a iniciativa, descrevendo-a como “a maior pesquisa, digitalização, catalogação e organização de documentos já realizada sobre a Esalq”. Ressaltaram que o projeto está inserido no conceito de Humanidades Digitais, ao abranger múltiplas disciplinas e possibilitar o estudo e a reflexão em diferentes áreas do conhecimento.

A estruturação do Portal fica a cargo de Bárbara Lima da Memória Web, uma agência especializada em comunicação e memória empresarial.

As pessoas podem contribuir com a iniciativa adquirindo uma das cotas de patrocínio disponíveis no site https://fealq.org.br/portalluizdequeiroz/seja-um-patrocinador/.

Também é possível acompanhar o projeto e suas ações nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.