Professor da USP de Piracicaba cria site para aproximar ciência e público geral
PlantaeTec.com reúne pesquisadores ‘movidos pela curiosidade’ e empenhados em levar o conhecimento produzido na academia para os ‘não cientistas’
Imagine um cenário de crise ainda pior do que o vivido pelo planeta com a pandemia do coronavírus. Pense em uma situação de fome generalizada, provocada pela combinação entre superpopulação mundial e uma produção de alimentos menor que a necessidade global. Você sabia que isso já foi previsto pela ciência?
A previsão foi feita mais precisamente pelo acadêmico Thomas Malthus, em 1798. O detalhe é que, pelas informações que o estudioso dispunha naquela época, ou seja, pelas condições em que o mundo se encontrava, ele não estava errado, não. O colapso alimentar planetário teve tudo para ocorrer, mas foi evitado graças aos avanços científicos e tecnológicos que permitiram aumentar a produção de alimentos, prevenindo a escassez extrema.
Esse e outros temas que mostram a relação direta entre o conhecimento científico e o dia a dia das pessoas, além dos benefícios para a população em geral e os desafios cotidianos da ciência podem ser conhecidos no site www.plantaetec.com, uma iniciativa do professor Hudson W.P. Carvalho, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) de Piracicaba, em conjunto com outros cientistas “movidos pela curiosidade e pelo desafio”.
O site de divulgação científica, conforme Hudson, nasceu do desejo de “aproximar o conhecimento científico de alto nível que é produzido no Brasil, principalmente na área do agro, daqueles não cientistas, das pessoas que pagam impostos e merecem saber o que se faz na academia”.
“Nós cientistas, além de trocar informações com nossos pares, podemos fazer com que todo cidadão perceba o valor e a utilidade da ciência que fazemos na universidade”, afirmou o professor.
Além desse objetivo, o site pretende gerar interesse nos jovens para a carreira científica. “Queremos nos aproximar também daqueles que estão na graduação, por exemplo, e atraí-los para ingressarem em uma pós-graduação, em que possam desenvolver novas pesquisas que vão ajudar o mundo a superar inúmeros desafios”, declarou.
O professor Hudson lembra que, após a previsão de colapso alimentar feita por Thomas Malthus, o avanço da ciência, a aplicação das descobertas tecnológicas e o empreendedorismo de homens e mulheres livres evitaram a catástrofe anunciada. E ele questiona: “E agora? Quais serão as novidades, os novos conhecimentos e técnicas que vão ajudar o mundo a superar tantos outros desafios que se apresentam?”.
Além de professor do Cena, Hudson desenvolve projetos de pesquisa com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) em áreas de interesse que abrangem, por exemplo, materiais de nanoengenharia na agricultura e meio ambiente, absorção e metabolismo de fertilizantes pelas plantas.
SAIBA MAIS
Acesse o site www.plantaetec.com e acompanhe a iniciativa no Facebook e Instagram (@plantaetec).