https://fealq.org.br/professora-lanca-livro-de-introducao-a-ciencia-experimental/

Compartilhe:

Professora lança livro de introdução à ciência experimental

Editada pela Fealq, a obra “Delineamento e Análise de Experimentos nas Ciências Agrárias” atende quem precisa tomar decisões com base na estatística

O livro “Delineamento e Análise de Experimentos nas Ciências Agrárias”, escrito pela professora Sonia Vieira, aborda a técnica de análise de variância (Anova) de maneira didática, a partir de exemplos e exercícios, podendo ser considerado uma introdução à ciência experimental. Editada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), a obra é voltada a profissionais das ciências agrárias, mas pode atingir um público ainda maior ao trazer informações para quem, independente da área de atuação, precisa tomar decisões com base na estatística.


“Quando nos debruçamos sobre gráficos e buscamos compreender o potencial das técnicas estatísticas e as suas limitações, conseguimos atingir o cerne do problema e bem interpretar resultados”, afirma a autora. O livro procura facilitar o entendimento sobre fórmulas, cálculos e resultados, além de dar mais espaço às pressuposições para uma análise de variância e à comparação de médias. Traz, ainda, a discussão sobre efeitos fixos e aleatórios, assuntos que, na visão da professora, merecem maior destaque.


Para tratar sobre delineamentos, a obra apresenta exemplos reais de pesquisas realizadas no país, enquanto para ensinar análise de variância, são utilizados números fictícios, concebidos com a finalidade de facilitar a digitação e permitir que os cálculos sejam feitos sem a utilização de softwares de estatística. “Delinear e analisar um experimento só se aprende começando por planejar e analisar experimentos simples. Como alguém pode entender o que é uma média aritmética, por exemplo, sem nunca ter calculado uma?”, acrescenta Sonia.


Segundo a autora, a motivação para escrever o livro veio da observação de que muitos pesquisadores planejam experimentos, conduzem o que planejaram, coletam dados e depois os entregam a um estatístico, esperando que a análise seja feita com presteza. “Mas não é bem assim: a identificação dos objetivos do experimento e as muitas considerações que devem ser feitas sobre o delineamento experimental constituem fundamentos que precisam ser discutidos com o estatístico durante o planejamento do trabalho”, finaliza, citando fala de Ronald A. Fisher, um dos criadores da ciência experimental. “Consultar um estatístico depois de terminar o experimento é, em geral, apenas pedir um exame post mortem. Talvez o estatístico possa dizer do que o experimento morreu.”

 

PARA COMPRAR

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (https://fealq.org.br/legacy/produto/delineamento-e-analise-de-experimentos-nas-ciencias-agrarias/). Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

 

SONIA VIEIRA – Engenheira agrônoma pela Esalq/USP, doutora em Estatística pela USP, livre docente em Bioestatística pela Unicamp, com pós-doutorado em estatística na Universidade da Califórnia e na Universidade Yale. Autora de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, e de livros didáticos na área de Estatística.

 

Confira vídeo com as principais contribuições do livro “Delineamento e Análise de Experimentos nas Ciências Agrárias”, clicando na imagem abaixo.