https://fealq.org.br/programa-concede-98-apoios-em-2022-com-destaque-para-linha-de-ensino/

Compartilhe:

Programa concede 98 apoios em 2022, com destaque para linha de ensino

O Programa de Apoios da Fealq atendeu, em 2022, 98 pedidos de alunos, professores e pesquisadores vinculados às instituições parceiras da Fundação. Esse total corresponde a um aumento de 63% em relação ao número atendido no ano anterior e se deve especialmente à organização dos processos deste que é um programa oferecido com uso de recursos próprios.

Validado ainda no primeiro semestre de 2022, o Regulamento do Programa de Apoios estabelece, com base na Política de Apoios, as normas de submissão e análise para quatro linhas: de Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão e de Interesse da Comunidade.

Em 2022, o destaque foi para os apoios ligados ao ensino. Entre as bolsas de graduação, os oito pedidos atendidos concederam 20 bolsas, sendo 16 delas com validade de 12 meses e quatro, de seis meses, para apoiar alunos de graduação.

Das bolsas de pós-graduação, destinada a alunos que precisam de suporte financeiro em períodos de início ou fim dos estudos, foram 14 para doutorado, oito para mestrado, além de oito renovações ou prorrogações.

Um apoio especial à Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) viabilizou dez bolsas para o período de julho/22 a junho/23.

Alguns exemplos dos Apoios de Interesse da Comunidade são o patrocínio ao livro sobre a Casa do Estudante da Esalq/USP, compra de equipamento de som para Seção Técnica de Práticas Esportivas, serviços de manutenção da sede da Associação dos Funcionários da Esalq (Afesalq), contratação de palhaços na Semana de Mobilidade Sustentável e produção da cartilha Protocolo de Priorização de Áreas para Prevenir a Ocorrência de Febre Maculosa.

TRANSIÇÃO – Entre a aprovação da Política de Apoios, no fim de 2021, e a conclusão de seu Regulamento, houve um período de transição que acolheu e aprovou pedidos adequando para as primeiras diretrizes da Política, enquanto o Regulamento, além de um novo calendário, também criou uma comissão que passou a analisar e classificar os pleitos para aprovação da Diretoria da Fealq.

Nesse período, foram mantidos os apoios prestados à universidade nos projetos Casa do Produtor Rural, Equoterapia Esalq/USP e também na continuidade de profissionais ligados aos serviços de saúde do campus. Ao longo do ano, o esforço da Fundação, em parceria com a Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, foi viabilizar a manutenção dessas iniciativas, concretizada com o Programa Humaniza, que garantiu recursos financeiros junto à Reitoria da USP para os próximos dois anos.

Saiba mais no Relatório Anual de Atividades 2022.

EDITAL EM ABERTO – Continua em aberto até novembro o edital “Apoio a Publicações de Artigo em Revista Científica”, resultado de parceria inédita entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e a Fealq.

A chamada é direcionada ao pagamento das taxas de publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais oriundos das três unidades USP parceiras da Fundação: Esalq, Cena e FZEA. O teto estipulado para o apoio é de até US$ 3 mil limitado a um apoio/ano por solicitante.

Os pedidos submetidos serão avaliados pela Comissão de Apoios da Fealq, seguindo os critérios estabelecidos no edital, como o impacto do periódico, autoria e regularidade de discentes e o credenciamento dos docentes nos Programas de Pós-graduação, entre outros.

As inscrições devem ser feitas via e-mail apoios@fealq.com.br, com a linha e a modalidade de apoio identificadas no assunto.

 

 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI