https://fealq.org.br/14a-edicao-do-fealq-think-drink-destaca-inovacao-e-celebra-marcos-importantes-da-fundacao/

Compartilhe:

14ª edição do Fealq Think & Drink destaca inovação e celebra marcos importantes da Fundação

A Fealq promoveu, no último dia 19, a 14ª edição do Think & Drink, tradicional encontro que reúne docentes, pesquisadores e representantes de instituições parceiras em um ambiente descontraído de trocas e reflexões sobre temas ligados ao ensino, pesquisa, extensão e inovação.

 

A primeira edição do evento em 2025 teve como destaque a palestra do professor sênior do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP, José Roberto Postali Parra, que abordou o tema “Viabilizando a inovação: o caso do Sparcbio como modelo de Centro de Pesquisa de Engenharia financiado pela Fapesp e iniciativa privada”. Especialista em entomologia e controle biológico de pragas agrícolas, o professor Parra coordena o INCT Semioquímicos na Agricultura e o Centro de Pesquisa Avançada de São Paulo para Controle Biológico (Sparcbio), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído na Esalq pela FAPESP e pela empresa Koppert.

 

 “A palestra teve como foco a evolução da pesquisa agrícola no Brasil, até onde estamos atualmente com o desenvolvimento deste programa de controle biológico financiado pela Fapesp, iniciativa privada e universidade, de tal forma que possamos ter resultados promissores no controle de pragas, substituindo os inseticidas convencionais por produtos biológicos, que é a razão deste centro”, afirmou Parra.

 

Antes da palestra, o diretor-presidente da Fealq, José Baldin Pinheiro, destacou os principais resultados de 2024 e os avanços conquistados neste início de ano. “Após atuar como diretor na última gestão, é com grande entusiasmo que inicio esta jornada à frente da diretoria da Fealq, ao lado dos demais diretores Fernando Dini Andreote e José Roberto Pereira de Castro para o triênio 2025-2027. Estes primeiros meses foram de muito trabalho, com foco em temas prioritários do nosso Plano de Trabalho. Em abril, tivemos a aprovação pelos Conselhos Curador e Fiscal das contas do exercício de 2024 e também do Relatório de Atividades, que traz os resultados da Fundação do ano passado.”

 

Entre os números apresentados de 2024, destaque para 885 projetos em andamento, 65 colaboradores e 80 funcionários vinculados a projetos geridos pela Fundação. Foram destinados R$ 9 milhões à remuneração de 545 bolsistas ligados aos projetos e R$ 29 milhões de recursos transferidos para a USP.

 

A noite também foi marcada pela celebração dos 25 anos da Fazenda Figueira e da Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz, filial da Fealq em Londrina-PR. O marco foi celebrado recentemente com o sucesso do I Simpósio de Pecuária de Corte Intensiva, que reuniu especialistas e produtores para discutir os avanços e desafios da atividade.

 

Na ocasião, foram homenageados os membros da comissão técnico-científica da Fazenda Figueira — Prof. Dr. Roberto Sartori Filho, Prof. Dr. Moacyr Corsi e Prof. Dr. Alexandre Vaz Pires — com a entrega de certificados pelos gestores da unidade, José Renato Silva Gonçalves e Laísse Garcia de Lima.

Pular para o conteúdo