https://fealq.org.br/livro-reune-conhecimento-cientifico-e-popular-ao-apresentar-aspectos-botanicos-e-receitas-culinarias-com-plantas-medicinais-e-panc/

Compartilhe:

Livro reúne conhecimento científico e popular ao apresentar aspectos botânicos e receitas culinárias com plantas medicinais e Panc

Lançamento da Editora Fealq, a obra apresenta a descrição de 36 espécies vegetais acompanhado de 118 receitas exclusivas com base em plantas medicinais, aromáticas e alimentícias não convencionais

Plantas na Cozinha Medicinal – Guia descritivo e ilustrado com receitas de Panc e outras espécies” agrega de maneira harmoniosa, em um texto objetivo e ricamente ilustrado, os conhecimentos científico e popular. O livro apresenta 36 espécies vegetais descritas sob seus aspectos botânicos, agronômicos e nutricionais, oferecendo opções práticas de como transformá-las em deliciosos pratos, fáceis de preparar em casa. Ao todo, são 118 receitas exclusivas responsáveis por resgatar a relevância de plantas medicinais, aromáticas e Panc (plantas alimentícias não convencionais) para a alimentação e saúde das pessoas, e que em sua maioria são negligenciadas pela atual gastronomia.

Lançamento da Editora Fealq, a obra foi desenvolvida por integrantes do coletivo Cozinha Medicinal de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, que atua no resgate e valorização destas espécies vegetais para o consumo humano e pelo botânico Prof. Dr. Lindolpho Capellari Jr., da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). 

“O saber popular carrega de uma forma empírica muito conhecimento, que, posteriormente, é comprovado e sistematizado pela Ciência. Ao trabalhar com essas duas áreas de maneira conjunta, é possível oferecer para a população informações que muitas vezes ficam restritas ao meio acadêmico, ao mesmo tempo em que valoriza aspectos dessa sabedoria popular, que foi transmitida ao longo de gerações”, comenta o professor.

O Brasil possui inúmeras plantas que são nutritivas, saborosas e de baixíssimo custo para as pessoas. Espécies antigamente incorporadas à alimentação das famílias, mas que ao longo dos anos – e frente às mudanças de hábitos de consumo – foram esquecidas e até desprezadas pela culinária. “O incentivo à produção caseira – e até comercial – de Panc e outras espécies vegetais praticamente não encontradas em feiras e comércios populares é uma das propostas desta obra, pois são alimentos saudáveis e saborosos, que podem ser base para o preparo de inúmeros pratos no dia a dia”, explica Márcia Hespanhol Buriola, uma das autoras e integrante da Cozinha Medicinal ao lado de Ana Carolina F. Bignotto, Angélica R. Pereira, Flávio Boldrin, Marisa H. Covolan Boldrin e Dra. Nair S. Nobuyasu Guimarães.

 

Plantas e receitas – As receitas apresentadas no livro incluem pratos doces e salgados, incluindo pães, biscoitos, molhos, sucos, licores e geleias. Que tal preparar uma deliciosa geleia de funcho? Ou oferecer a suas visitas uma palha italiana com capim-cidreira? Nas noites frias se deliciar com um caldo de abóbora com erva-baleeira? Ou, ainda, servir no domingo um macarrão gravatinha com malvarisco?

As opções oferecidas na obra são inúmeras, como receitas à base de alfavaca-cravo, cará-moela, dente-de-leão, lavanda, ora-pro-nobis, orelha-de-lebre, sálvia, taioba, tomilho e muitas outras espécies vegetais. Não deixe de conferir para transformar sua cozinha em um espaço criativo e com o uso diversificado de alimentos.

 

Lançamento e compra do livro – O lançamento oficial do livro “Plantas na Cozinha Medicinal – Guia descritivo e ilustrado com receitas de Panc e outras espécies” acontece no dia 04 de julho, a partir das 19h00, no Centro de Memórias de Santa Bárbara d’Oeste (Rua João Lino, 362 – Vila Olinda – Santa Bárbara d’Oeste). 

No entanto, a obra já está disponível para venda online no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), basta clicar aqui. Mais informações pelo email: livros@fealq.org.br.

Pular para o conteúdo