https://fealq.org.br/obra-retrata-a-importancia-dos-chamados-superalimentos-para-a-nutricao-humana-e-debate-os-mitos-em-torno-deles/

Compartilhe:

Obra retrata a importância dos chamados “superalimentos” para a nutrição humana e debate os mitos em torno deles

Lançamento da Editora Fealq, a obra reúne textos de pesquisadores dos Estados Unidos em tradução para o português com revisão técnica do Prof. Dr. Severino Matias de Alencar, da Esalq/USP

O livro “Superalimentos: Perspectivas culturais e científicas” traz para a mesa de debates a importância de determinados alimentos para saudabilidade e bem-estar das pessoas, assim como discute diversos mitos em torno deles, muitos dos quais não se sustentam à luz da Ciência. Publicado originalmente em inglês, a obra é a primeira iniciativa da Editora Fealq em publicar traduções de conteúdos internacionais de relevância científica, a partir de parceria com a editora alemã Springer.
Em sua tradução para o português, a obra passou por revisão técnica do Prof. Dr. Severino Matias de Alencar, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O docente está à frente de diversas pesquisas relacionadas à produtos naturais, as quais são reconhecidas nacional e internacionalmente por sua relevância para a saúde e nutrição humana.
“Superalimentos” reúne textos escritos por pesquisadores e docentes de universidades dos Estados Unidos, organizados pelos professores Jeffrey P. Miller e Charlene Van Buiten, ambos do Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana, na Faculdade de Saúde e Ciências Humanas, da Colorado State University.

 

Alimentação saudável – Na obra, o leitor irá encontrar capítulos abordando alimentos presentes no seu dia a dia, como o café, a batata, o abacate, chás, peixes e outros. Também, são abordados grupos de alimentos, como o de “Frutas Arbustivas”, que envolvem amoras, mirtilos, groselhas e framboesas, e “Sementes”, como chia, linhaça e cânhamo. É um livro com linguagem direta, que pode ser apreciado por leitores acadêmicos, mas também para o público geral, com interesse no assunto.
Ao ler a obra, será possível compreender quais atributos nutricionais tornam um alimento em um chamado “superalimento”, assim como identificar situações em que há mais marketing em cima das qualidades do produto, do que propriamente características de saudabilidade e de bem-estar.


Live de lançamento – A Editora Fealq promove no dia 17 de setembro, às 15h00, um bate-papo com o revisor técnico Prof. Dr. Severino Matias de Alencar, da Esalq/USP, sobre o livro e a importância do tema, enfatizando as características dos superalimentos. Para participar, com transmissão pelo canal da Fealq no Youtube, basta fazer um prévio cadastro gratuito no link: https://doity.com.br/lancamento-superalimentos.


Para comprar o livro – A obra “Superalimentos: Perspectivas culturais e científicas” já está disponível para aquisição no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), basta clicar aqui. Mais informações pelo email: livros@fealq.org.br.

Pular para o conteúdo