https://fealq.org.br/covid-19-fealq-testa-colaboradores-pelo-metodo-rt-pcr-salivar/

Compartilhe:

Covid-19: FEALQ testa colaboradores pelo método RT-PCR salivar

Desde agosto do ano passado, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) vem realizando testes para Covid-19 pelo método RT-PCR salivar (por amostras de saliva) em seus colaboradores. A iniciativa está diretamente ligada ao projeto “Fealq pela Vida”, que apoia laboratórios USP no interior de São Paulo a oferecerem exames para diagnóstico da doença.

 

Coordenadora de RH da Fealq, Danielle Poppi Nasato explica que a testagem está acontecendo duas vezes por semana, com as amostras sendo encaminhadas ao laboratório coordenado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba (SP). Segundo Danielle, o método utilizado é bastante eficaz, visto que permite identificar, num prazo de até 24 horas após a coleta, casos em estágio inicial da doença, evitando um maior número de transmissão. “Pelo nosso exame interno, até hoje, cinco funcionários testaram positivo para a Covid-19, sendo que três foram assintomáticos. A identificação precoce garantiu o rápido isolamento dessas pessoas”, afirmou. Quem testa positivo fica afastado do trabalho presencial por 14 dias, retornando somente após esse período, com a realização de um novo exame.

 

Além da testagem, que proporciona uma maior segurança aos colaboradores da Fundação, a Fealq também vem adotando desde o início da pandemia protocolos de segurança, como distanciamento físico, uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura e álcool em gel, com um quadro reduzido de colaboradores em sua sede.

 

CAMPANHA – A campanha “Fealq pela Vida” é uma iniciativa da FEALQ, em parceria com laboratórios de unidades da USP no interior de São Paulo, para captação de recursos destinados à realização de testes para diagnóstico de Covid-19. O objetivo é viabilizar exames para pessoas que trabalham na linha de produção de alimentos e logística, contribuindo para manter as atividades que garantem abastecimento a toda população, além de auxiliar com a demanda por exames da rede pública.

 

Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI