Com foco no fortalecimento da cultura organizacional orientada à qualidade no atendimento e na experiência do cliente, a Fealq promoveu, na última segunda-feira, 18 de maio, um treinamento interno conduzido pelo professor e especialista em marketing Igdal Parnes. A atividade, organizada pela área de Gente e Gestão, reuniu os colaboradores divididos em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, com o objetivo de manter ativo o estudo e o aprimoramento contínuo sobre o tema.
A iniciativa reforça o compromisso da Fundação com a valorização da experiência do cliente, especialmente diante dos resultados positivos apresentados pela mais recente pesquisa de atendimento, que apontou elevados índices de satisfação entre os públicos atendidos pela instituição.
Durante a apresentação, Igdal destacou as transformações do mercado e o perfil cada vez mais exigente dos clientes, enfatizando que as organizações são constantemente avaliadas não apenas pelo que fazem, mas, principalmente, pelo que deixam de fazer.
“A velocidade da crítica é muito maior do que a velocidade do elogio. Quando a gente faz uma coisa certa, demora um tempo para alguém saber. Se fizer uma coisa errada, todo mundo vai saber na hora”, afirmou o especialista.
Outro conceito central abordado no encontro foi o Clientecentrismo, que propõe colocar o cliente no centro das decisões e das relações institucionais e, entendendo que o cliente abarca tanto o público externo quanto o interno.
Segundo Igdal, “colocar o cliente no centro de tudo é entender o que é valor para ele”.
O treinamento também reforçou a importância do relacionamento e do engajamento com ambos os públicos, fortalecendo a cultura de atendimento, colaboração e empatia dentro da Fundação.
Ao longo da programação, os participantes foram convidados a refletir sobre práticas e atitudes relacionadas à satisfação do cliente por meio de três dinâmicas em grupo. Na primeira, responderam à pergunta “O que os clientes esperam de você?”. Na sequência, discutiram “O que você faz para que isso aconteça?”. Já na terceira dinâmica, os colaboradores apresentaram propostas sobre “O que você vai fazer, a partir do conhecimento agregado, para aumentar a satisfação do cliente e quais sugestões traz para a Fealq nesse sentido”.
Igdal também ressaltou a importância da escuta ativa e da construção de vínculos de confiança com os clientes.
“A gente tem que ouvir o cliente com empatia, máxima atenção, entender o ponto de vista dele e buscar soluções ganha-ganha”, destacou.
Além disso, o especialista reforçou que a experiência do cliente é construída em todos os detalhes e momentos de interação.
“As marcas não são construídas só pela funcionalidade. Elas são construídas pela autoridade, pela geração de confiança e de emoções positivas”, afirmou.
A ação integra as iniciativas da Fealq voltadas ao desenvolvimento contínuo das equipes e ao fortalecimento de uma cultura organizacional centrada em pessoas, relacionamento e atendimento primoroso.