https://fealq.org.br/fealq-reforca-apoio-a-inovacao-no-agronegocio/

Compartilhe:

FEALQ reforça apoio à inovação no agronegócio

*Foto:  Na foto, da esquerda para a direita: George Hiraiwa (diretor de inovação da SRP), Nelson Sidnei Massola Júnior (Fealq), Sergio Marcus Barbosa (EsalqTec), Laísse Garcia de Lima e José Renato Gonçalves (Fazenda Figueira).

 

O Diretor-presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Nelson Sidnei Massola Júnior, participou na terça-feira, 31 de agosto, da cerimônia de lançamento do Parque Tecnológico SRP Valley, um centro de tecnologia e inovação voltado ao agronegócio, em Londrina (PR). A Fundação é parceira do hub Cocriagro (clique aqui para saber mais), apresentada como âncora do Ecossistema Agro Valley da região paranaense.

 

“A presença da Fealq reforça o nosso compromisso de apoiar atividades de pesquisa e inovação que contribuam para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Temos um time de pesquisadores e professores altamente capacitado para atuar nessa direção. É, portanto, uma parceria que considero justa e perfeita entre ciência e prática”, afirmou o professor Nelson durante o evento, que aconteceu de forma híbrida, no Parque de Exposições Ney Braga, sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP).

 

O Diretor-presidente lembrou, ainda, que a Fealq tem uma forte ligação com o município de Londrina há mais de duas décadas, por meio da Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz, mais conhecida como Fazenda Figueira, doada em testamento para a Fundação pelo engenheiro agrônomo e esalqueano Alexandre von Pritzelwitz, que faleceu em janeiro de 2000. Localizada no distrito de Paiquerê, distante cerca de 50 km do centro de Londrina, a propriedade de 3,7 mil hectares é focada em pesquisas que aumentem a produtividade e a rentabilidade da pecuária de corte em bases sustentáveis.

 

Os administradores da fazenda, os engenheiros agrônomos José Renato Gonçalves e Laísse Garcia de Lima, também participaram do lançamento e reforçaram o potencial da área para validação de novas tecnologias.

 

ECOSSISTEMAS – Também presente no evento, o gerente-executivo da incubadora tecnológica EsalqTec, o engenheiro agrônomo Sergio Marcus Barbosa ressaltou a importância dos ecossistemas de inovação. “Como é bonito vermos um ecossistema tão vibrante como este de Londrina, assim como é o de Piracicaba, a qual a EsalqTec faz parte, entre outros. Precisamos nos posicionar, encontrando o que cada um tem de melhor.”

 

Gerenciada pela Fealq, a EsalqTec é um programa desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e integra o Vale do Piracicaba (Agtech Valley), apoiando e viabilizando a interação entre empresas de inovação do setor agrícola e pesquisadores, professores e laboratórios da universidade. Atualmente, a incubadora está vinculada a 135 projetos de empreendedores de pequeno, médio e grande porte.



Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI