https://fealq.org.br/iniciativas-apoiadas-pela-fealq-integram-64a-semana-luiz-de-queiroz/

Compartilhe:

Iniciativas apoiadas pela FEALQ integram 64ª Semana Luiz de Queiroz

Iniciativas realizadas com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) integraram a 64ª Semana Luiz de Queiroz, ocorrida de 4 a 9 de outubro. O sétimo Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow, a homenagem ao projeto Corredor Caipira e o lançamento do livro “Engenheiros Agrônomos e Alimentos – Reflexões sobre uma profissão permanentemente atual” estiveram na programação do evento, organizado anualmente pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq) na semana do dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo.

 

ESALQSHOW – Coordenado pelo professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq, o sétimo Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow teve como tema Políticas Públicas no Setor Sucroenergético. O painel encerrou a série de Encontros Preparatórios iniciada em junho com o intuito de discutir os principais tópicos que serão debatidos em outubro de 2022 – o evento, que conta com o apoio da Fealq, terá como tema central a Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar. Para assistir aos encontros, clique aqui.

 

CORREDOR CAIPIRA – Realizado pela Fealq e pelo Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP, com o patrocínio da Petrobras, o projeto Corredor Caipira foi um dos homenageados pelo Dia Municipal da Agroecologia em solenidade ocorrida na Câmara Municipal de Piracicaba no dia 5. A homenagem foi iniciativa da vereadora Silvia Morales (mandato coletivo) e a solenidade de entrega do reconhecimento integrou a programação da Semana Municipal de Agroecologia de Piracicaba.


O Corredor Caipira visa estabelecer, no período de dois anos, 45 hectares de florestas e agroflorestas, formando corredores agroecológicos, conectando importantes fragmentos florestais no interior do Estado de São Paulo, contemplando diretamente os municípios de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi. Além disso será criado um Banco Ativo de Germoplasma para a conservação genética de 20 espécies florestais nativas com relevância econômica e ecológica, além da realização de iniciativas educadoras e da articulação de políticas públicas, valorizando a rica cultura local, para integrar a comunidade com este corredor. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.


LIVRO – Durante a Semana, também foi lançado o livro “Engenheiros Agrônomos e Alimentos – Reflexões sobre uma profissão permanentemente atual”, escrito pelos engenheiros agrônomos Urgel de Almeida Lima (professor titular aposentado do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/USP) e Beatriz Dias Corrêa Xavier (formada pela Unesp de Jaboticabal e mestre em ciência animal e pastagem pela Esalq/USP).


Publicada com o apoio da Fealq, a obra reúne exemplos de ampla repercussão, nacional e internacional, da contribuição de profissionais da área para a produção direta de alimentos e o desenvolvimento da agricultura brasileira. A profissão foi regulamentada há 88 anos, pelo Decreto nº 23.196 de 12 de outubro de 1933.


Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (https://fealq.org.br/legacy/produto/engenheiros-agronomos-e-alimentos-reflexoes-sobre-uma-profissao-permanentemente-atual/).


ESTÁTUA – Um dos destaques da Semana foi a inauguração do Espaço Cultural Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, que homenageia com uma estátua em tamanho natural a esposa do patrono da Esalq. Instalada no Jardim Francês (pertencente ao Museu Luiz de Queiroz), a obra juntamente da revitalização do local foram viabilizadas a partir do programa Parceiros da Esalq, que contou a Fealq e mais cinco parceiros (Adealq, Coplacana, Koppert, Pecege e República Arado).


Para o diretor-presidente da Fealq, Nelson Sidnei Massola Júnior, o apoio à iniciativa é uma forma de reconhecer o valor histórico e cultural da Instituição, que completou 120 anos em junho.


Considerada precursora do universo feminino, pioneira de ideias e a frente de seu tempo, Ermelinda foi personificada em trajes da época e trazendo em suas mãos um missário, a partir de concepção artística de Edu Santos, inspirado em modelos encontrados em sítios culturais na Europa e Estados Unidos, além de algumas unidades já no Rio de Janeiro, São Paulo e Santos.


FEALQ/USP – Ainda dentro da 64ª Semana Luiz de Queiroz, no último dia 8, o diretor-presidente da Fealq se reuniu com o vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), professor Antonio Carlos Hernandes, para falar sobre o acordo de cooperação entre as instituições.


“Foi uma conversa bastante positiva, apresentamos algumas demandas e discutimos pontos de melhoria para atuarmos junto à Esalq”, disse o professor Nelson, explicando que a Fealq encarrega-se do repasse de recursos dos projetos aos Departamentos e às instâncias da USP (Reitoria, Diretoria da Unidade e/ou Departamento).


Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI