https://fealq.org.br/livro-reune-grandes-exemplos-da-contribuicao-do-engenheiro-agronomo-para-a-agricultura-brasileira/

Compartilhe:

Livro reúne grandes exemplos da contribuição do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira

Publicada com apoio da FEALQ, obra tem como autores dois engenheiros agrônomos

Regulamentada há 88 anos, pelo Decreto nº 23.196 de 12 de outubro de 1933, a profissão de engenheiro agrônomo é o tema central de livro escrito por Urgel de Almeida Lima (Esalq/USP) e Beatriz Dias Corrêa Xavier (Unesp de Jaboticabal). Publicada com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), a obra “Engenheiros Agrônomos e Alimentos – Reflexões sobre uma profissão permanentemente atual” reúne exemplos de ampla repercussão, nacional e internacional, da contribuição de profissionais da área para a produção direta de alimentos e o desenvolvimento da agricultura brasileira.


O livro apresenta conteúdos voltados a estudantes e engenheiros agrônomos já formados, além de profissionais de outras áreas. “Produzimos um material didático e acessível que possa servir de base para todo e qualquer público, abrangendo desde o início da profissão até o que ela se tornou, evidenciando que a engenharia agronômica é e sempre será atual, porque acrescenta constantemente novas técnicas aprendidas com a evolução da agricultura e nas contínuas pesquisas realizadas em todas suas áreas de atuação”, afirma Beatriz. Mestre em ciência animal e pastagem pela Esalq/USP, a também engenheira agrônoma participa ativamente de uma das experiências apresentadas na obra, relacionada a uma fazenda de gado de corte pertencente à família no município de General Salgado (SP).


Com imagens e exemplos práticos, a publicação apresenta ações de grande alcance desenvolvidas por engenheiros agrônomos com foco no estado de São Paulo. “São Paulo contribuiu significativamente para o desenvolvimento da agricultura, solucionando problemas como a doença do citros, a broca do café e a poluição dos rios. Esperamos que o nosso livro sirva de inspiração para que outras regiões também destaquem seus feitos”, ressalta Urgel, engenheiro agrônomo e professor titular aposentado do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/USP.


Em resumo, segundo os autores, o livro aborda o início do ensino agrícola no Brasil no século XIX, os resultados da iniciativa ao longo do século XX e a continuação pelo século XXI, considerando, inclusive, o papel fundamental do agronegócio para manter o desempenho econômico nesse momento de pandemia. “É importante ter sempre em mente, que todas as atividades desenvolvidas em uma propriedade agrícola estão voltadas ao lema do engenheiro agrônomo consultor, que é produzir mais, melhor e com o menor custo”, traz um dos trechos da obra.



PARA COMPRAR

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (https://fealq.org.br/legacy/produto/engenheiros-agronomos-e-alimentos-reflexoes-sobre-uma-profissao-permanentemente-atual/).


Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.


AUTORES

 

Urgel de Almeida Lima

Engenheiro Agrônomo – Esalq/USP (1951) e professor titular do Depto. de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/USP (aposentado). É também um dos instituidores da FEALQ, tendo atuado como Presidente do Conselho Curador e Diretor da Fundação.


Beatriz Dias Corrêa Xavier

Engenheira Agrônoma – FCAV (1993) – Unesp Jaboticabal, e mestre em ciência animal e pastagem pela Esalq/USP.

 

Confira no vídeo (clique aqui) as principais contribuições do livro Engenheiros Agrônomos e Alimentos – Reflexões sobre uma profissão permanentemente atual, destacadas pelos autores.