https://fealq.org.br/novos-membros-tomam-posse-nos-conselhos-curador-e-fiscal-da-fealq/

Compartilhe:

Novos membros tomam posse nos conselhos Curador e Fiscal da FEALQ

Os cinco novos membros dos conselhos da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), eleitos em 12 de março, durante a 170ª reunião ordinária do Conselho Curador da entidade, tomaram posse na tarde desta segunda-feira (12) para mandatos de quatro anos cada um.

 

Quatro assumiram cargos no Conselho Curador. São eles: Marisa Aparecida Bismara Rigitano D´Arce de Baptista, Hudson Wallace Pereira de Carvalho, Mauricio Lemos Mendes da Silva e Sila Carneiro da Silva. Eles ocupam as cadeiras que eram dos conselheiros André Luiz Monteiro Novo, José Albertino Bendassolli, José Djair Vendramim e Ricardo Caiuby de Faria.

 

Já no Conselho Fiscal da FEALQ, quem tomou posse foi Heitor Luis Gut Gastaldi, que substitui o conselheiro Artur Chinelato de Camargo.

 

A reunião de sucessão dos membros ocorreu de forma on-line, foi conduzida pelo presidente do Conselho Curador, Bruno Antonio Schauff, e contou com a participação do diretor-presidente da FEALQ, Nelson Sidnei Massola Junior, dos diretores Carlos Eduardo Pellegrino Cerri e Flávio Augusto Portela Santos, dos novos integrantes dos conselhos e daqueles que encerraram seus mandatos, além das gerentes Ana Flávia de Faria Guimarães (Administrativo/Financeiro) e Paula Arigoni (Produtos).

 

Os conselheiros recém-empossados falaram um pouco sobre como esperam poder contribuir para com a FEALQ. O professor Sila, por exemplo, disse acreditar que, com sua experiência, poderá contribuir com o bom desenvolvimento da Fundação. Hudson ressaltou que a instituição realiza “um trabalho muito importante de facilitar as atividades” dos docentes e pesquisadores. “É esse trabalho fundamental que eu quero ajudar a realizar”, disse.

 

Os ex-conselheiros foram homenageados com um Certificado de Reconhecimento pelos serviços prestados à FEALQ e os presentes puderam falar um pouco sobre a experiência. Ricardo Caiuby de Faria fez um agradecimento à toda Fundação, desde os demais conselheiros, a Diretoria e demais colaboradores, pelo período em que participou do Conselho Curador.

 

Artur Chinelato de Camargo também expressou sua gratidão à FEALQ e lembrou que a entidade possui “uma jóia” chamada Fazenda Figueira, onde muitos projetos e pesquisas são desenvolvidos de forma continuada e com resultados muito positivos. José Djair Vendramim destacou que o período como conselheiro da Fundação foi uma rica oportunidade para debater e conhecer assuntos e pessoas novas. “A Missão da FEALQ é ajudar a construir um mundo melhor e eu fico muito feliz de ter feito minha contribuição nesse sentido”, disse Vendramim.

 

Guilherme Bellotti de Melo destacou que o trabalho de todos os ex-integrantes dos conselhos foi importantíssimo para a FEALQ ser, cada vez mais, uma grande apoiadora e parceira de projetos de pesquisa e ensino na área das ciências agrárias. Por isso, Bruno Schauff ressaltou que a homenagem prestada aos ex-conselheiros não era um simples papel, mas um “tributo”.

 

“A Missão da FEALQ é o que nos une e o senso de missão o principal predicado de quem se trabalha em prol da Fundação. Além disso, as pessoas é que fazem a diferença para realizarmos nossos objetivos.  Tanto os que hoje se dedicam, quanto os que agora assumem e aqueles que saem contribuem com o que tem de mais valioso: seu talento e tempo”, acrescentou Bruno Schauff.

 

 

PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR

 

Após o encontro virtual para a posse dos novos conselheiros, os membros do Conselho Curador deliberaram sobre a presidência do órgão e, por unanimidade, Bruno Antonio Schauff foi reconduzido à presidência para o biênio 2021-2023. Clique aqui e conheça os demais integrantes dos conselhos, Diretoria e colaboradores da FEALQ.

 

 

 

NOVOS CONSELHEIROS

 

Marisa Aparecida Bismara Rigitano D’Arce de Baptista é engenheira agrônoma, professora titular aposentada do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e ex- vice-diretora da ESALQ/USP, tendo sido a primeira mulher a ocupar essa posição. Ocupou a Presidência da Comissão de Cooperação Internacional da Reitoria da USP de 2007 a 2010 e da Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras de 2000 a 2002.  Possui mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (1985) e doutorado em Ciências dos Alimentos (1991) pela USP. É docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

 

 

Hudson Wallace Pereira de Carvalho, graduado em Química pela UFLA, é professor associado do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Realizou doutorado sob supervisão conjunta entre a Unesp e a Universidade de Paris XI (2008 – 2012) e pós-doutorado no Grunwaldt Group do Karlsruhe Institute of Technology (2012-2015). Obteve a livre-docência em 2020 pela USP. Seus tópicos de interesse científico abrangem materiais de nanoengenharia na agricultura e meio ambiente, absorção de nutrientes pela raiz e nutrição foliar de plantas.

 

 

Mauricio Lemos Mendes da Silva, engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, possui pós-graduação em Administração de empresas pela FGV-SP e tem sólida carreira no agro.  Foi sócio e CEO da Informa Economics FNP por 14 anos. Atual Conselheiro da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), foi seu presidente por duas gestões. Integrou o Conselho do Agronegócio da FIESP e o Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), do qual também foi presidente. É sócio fundador da Agriplanning e consultor para Agronegócio do Consulado da Nova Zelândia em São Paulo.

 

 

Sila Carneiro da Silva, engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, é professor titular da instituição no Departamento de Zootecnia. Concluiu doutorado em Pasture Agronomy na Massey University, na Nova Zelândia, em 1995. Publicou 105 artigos em periódicos especializados, sendo 89 indexados na Web of Science, e possui quase 1.800 citações, além de 165 trabalhos em anais de eventos, um livro e 43 capítulos de obras publicadas. Atua com ênfase em Ecofisiologia de Plantas Forrageiras e Ecologia do Pastejo, e recebeu diversos prêmios e homenagens pelos trabalhos desenvolvidos.

 

 

Heitor Luis Gut Gastaldi é engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP e mestre em Economia pelo Insper. Tem 15 anos de experiência profissional, atuando principalmente na área financeira. Trabalhou durante 10 anos na Brookfield Brasil, subsidiária da canadense Brookfield Asset Management, onde dedicou-se à área de fusão e aquisição de ativos florestais.  Atualmente é gerente de Planejamento Financeiro e RI na NTS, empresa de transporte dutoviário de gás natural também controlada pelo grupo Brookfield.

 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI