Programa de Apoios

Para quem precisa de uma força

A Fealq é parceira de quem estuda, desenvolve conhecimento, inova e quer compartilhar novos saberes.

Em atendimento aos seus objetivos institucionais, em dezembro de 2021, foi aprovada a Política de Apoios com uso de recursos próprios, que pode ser visualizada na íntegra clicando aqui.

Disposições transitórias

A partir da Política de Apoios, um regulamento deve ser aprovado pela Diretoria da Fealq. Em seis meses, todos os apoios deverão estar enquadrados nas novas diretivas.

Entre janeiro e junho de 2022, acontece o período transitório, com as solicitações e avaliação dos pedidos devendo seguir calendário abaixo. Os critérios de análise, por sua vez, permanecem pautados no procedimento atual.

A expectativa é que o regulamento e editais sejam divulgados até 15 de junho de 2022, para que as submissões ocorram a partir de julho de 2022.

Período transitório de submissão e análise

 JANEIRO/2022FEVEREIRO/2022MARÇO/2022ABRIL/2022MAIO/2022JUNHO/2022
Bolsa Graduação SubmissãoAnálise    
Auxilio Pós-graduação Submissão e análise Submissão e análise Submissão e análise 
Auxilio Apresentação de Trabalho em EventoSubmissãoAnálise    
Auxilio ViagemSubmissãoAnálise    
Auxílio Publicação de Artigo em Revista Científica
SubmissãoAnálise    
Apoio material para eventos
SubmissãoAnálise    
Apoio de interesse da comunidade
SubmissãoAnálise    

Quem faz acontecer

Para apoiar “quem faz acontecer”, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz instituiu quatro linhas de apoio:

Apoio ao Ensino

Auxílio Pós-graduação

Voltado a alunos de pós-graduação que precisam de apoio para iniciar ou finalizar seus estudos, com bolsas concedidas por um período de três meses, sendo prorrogável por no máximo mais um mês, devendo seguir os critérios e valores previstos no Regulamento de Bolsas da Fealq.

Bolsa Graduação

Atende alunos de graduação que participam de programas sociais e encaminhamento realizado pela Divisão de Atendimento à Comunidade ou seção correspondente da unidade conveniada. Deverá seguir os critérios e valores previstos no Regulamento de Bolsas da Fealq.

Apoio à Pesquisa e Inovação

Auxílio para apresentação de trabalho em evento

Aberto a alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes das unidades conveniadas. O apoio pode cobrir a inscrição em evento, passagem ou hospedagem.

Auxílio viagem

Destinado a alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes das unidades conveniadas para cobrir custos de passagem, hospedagem e outras despesas para a participação em estágios supervisionados, reuniões técnicas ou viagem para atendimento de necessidades de projetos de pesquisa.

Auxílio para publicação de artigo em revista científica

Destinado ao autor responsável pelo artigo no pagamento das taxas de publicação de artigos científicos, desde que esteja vinculado à linha de pesquisa da unidade conveniada onde foi conduzida a pesquisa.

Apoio à Extensão

Apoio material para evento

A Fealq pode contribuir com a contratação de coffee-break e aquisição de brindes, além de fornecimento de material de apoio Fealq (caneta, bloco e pasta) para equipes organizadoras de eventos vinculados a projetos administrados pela Fundação.

Apoio de interesse da comunidade

Apoio de interesse da comunidade

Atividades/iniciativas de valorização da cultura, do esporte e das instituições – inclusive sem vínculo direto com a Universidade –, abertas à comunidade e que proporcionem claro impacto positivo aos potenciais públicos.

A solicitação de qualquer uma das linhas de apoio deve ser encaminhada para comissaodeapoio@fealq.org.br, por meio do Formulário do Programa de Incentivo, conforme datas definidas no período transitório de análise. Além do formulário, deve ser apresentado um ofício dirigido ao Diretor-presidente da Fealq, assinado pelo requerente e por seu professor/coordenador (quando for o caso), com as justificativas do pedido e com a documentação relacionada no Formulário.

Critérios de avaliação

Além desses itens, a comissão de avaliação da Fealq pode realizar entrevista com os solicitantes, de modo a analisar o perfil dos interessados como um todo. Serão valorizados o empenho, a tenacidade, a força de vontade que o candidato tem apresentado na construção da sua carreira e sua identificação com valores humanos universais. A Fealq procura incentivar, em especial, aqueles que trabalham para se desenvolver e gerar desenvolvimento.

Se precisar de mais informação, fale conosco:

19 3417-6615 / 35 ou comissaodeapoio@fealq.org.br